CompararComparando ...

Rotas TT Grandes Rios de Portugal: companheiro indispensável

Artigo
Rotas TT Grandes Rios de Portugal: companheiro indispensável

 

Da autoria do jornalista Alexandre Correia, indubitavelmente um dos maiores especialistas nacionais em todo-o-terreno, e publicado pela editora Evasão Edições e Publicações, já está disponível o primeiro dos guias de viagem que integram a colecção Rotas T.T. Dacia Duster Grandes Rios de Portugal – composta por nove volumes que se dividem, em partes iguais, por percursos em estrada e todo-o-terreno, nos rios Tejo, Guadiana e Douro. A obra inaugural, dedicada ao tema “As Rotas do Tejo, de Alcântara a Vila Velha do Ródão”, oferece todas as indicações para conhecer o sector internacional daquele que é, simultaneamente, o maior rio ibérico e português.

São sete dezenas de páginas com textos e fotografias do autor, que propõe dois percursos para explorar toda a área compreendida no lado português do Tejo Internacional, cada qual com dois itinerários, que decorrem em paralelo: um segue por estrada, com todas as indicações para um passeio em automóvel; o outro estende-se aos caminhos de terra, com 163,9 quilómetros descritos pormenorizadamente através de um road-book que começa na ponte sobre o rio Ergues, que faz fronteira com Espanha, junto à aldeia de Segura, terminando no cais fluvial de Vila Velha do Ródão.

Além de inéditos, os itinerários fora da estrade traçados por Alexandre Correia foram seleccionados para poderem ser percorridos por qualquer SUV, não exigindo sequer que este disponha de tracção integral. Até porque, pelo seu lado, o rigor dos road-books, e a precisão das anotações que acompanham cada indicação, tornam estas mesmas rotas em todo terreno acessíveis a qualquer condutor, mesmo sem experiência na condução fora da estrada.

A regra seguida foi eleger todos os caminhos em função do interesse paisagístico do próprio percurso e da facilidade de progressão em quaisquer circunstâncias, mesmo sob condições atmosféricas adversas. E mesmo a quem não sinta o apelo das aventuras “TT”, os itinerários por estrada permitem viver uma experiência igualmente enriquecedora, à descoberta de aldeias e lugares perdidos nesta zona da raia, onde o Tejo estabelece os limites do território nacional.

Publicado num formato compacto, pensado para ser folheado a bordo, ao colo do “navegador”, o guia Rotas Todo Terreno Dacia Duster Grandes Rios de Portugal/Tejo – de Alcântara a Vila Velha do Ródão custa apenas 15,00 euros, apesar do papel de elevada qualidade em que é impresso, podendo ser encomendando mediante envo de mensagem para info@revistatt.pt.

 

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

6 + 20 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.