CompararComparando ...

Novo Suzuki Jimny já é oficial. Chega em Outubro

Artigo
Novo Suzuki Jimny já é oficial. Chega em Outubro

 

 

Com primeira apresentação em público marcada para 5 de Julho, e início de comercialização agendado para Outubro, o Jimny da nova geração está pronto, e a Suzuki acaba de revelar as primeiras imagens da sua novel criação. Um modelo que promete honrar a nobre herança que lhe é legada pelos seus antecessores através de um design emblemático e de excepcionais aptidões para o fora de estrada, asseguradas por uma agilidade assente no peso reduzido, nas dimensões contidas, no châssis de longarinas e travessas e no sistema de tracção integral inserível à frente com “redutoras”.

E não restam dúvidas que, pelo menos em termos de estilo, a marca japonesa cumpre o prometido. Apesar de modernizadas, as formas da carroçaria não deixam dúvidas quanto à origem e essência do Jimny do século XXI, primando pela simplicidade e pela sua capacidade de transmitir, de imediato, uma sensação de robustez e capacidade para enfrentar o todo-o-terreno, patente na generosa altura ao solo, nos favoráveis ângulos de ataque e saída, e nas várias protecções da carroçaria, nomeadamente dos guarda-lamas. Ainda em destaque neste particular, a grelha de generosas dimensões com barras verticais, os “obrigatórios” grupos ópticos dianteiros redondos, os farolins traseiros integrados no pára-choques e o “inevitável” portão traseiro de abertura lateral, com a roda suplente ancorada no seu exterior.

O design e a decoração interiores pretendem dar sequência a esta filosofia de estilo “retrofuturista”, combinando elementos que são verdadeiros sinais de identidade do Jimny com as mais recentes tecnologias de conectividade e infoentretenimento. Note-se o painel de instrumentos com dois mostradores redondos de grandes dimensões encrastados em molduras quadradas, ao estilo dos anteriores SJ; o ecrã táctil para comendo do sistema de infoentretenimento; e, abaixo deste, os comandos da climatização redondos de operação simples, e os botões de comando de aparência mais retro, tipo teclas de piano.

Domínios em que o novo Jimny promete fazer jus aos invejáveis pergaminhos que lhe foram garantidos pelos seus três antecessores (LJ/SJ de 1970, SJ/Samurai de 1981 e Jimny de 1998), os da robustez e das aptidões TT: o peso reduzido, um robusto châssis de longarinas e travessas, a resistente suspensão (MacPherson na frente, eixo rígido com três braços atrás) e o sistema de tracção integral inserível na frente com caixa de transferências continuarão a assegurar uma capacidade para aceder aos locais mais remotos e a superar difíceis obstáculos. Mas levando, claro, em linha de conta a sua capacidade para cumprir a função de veículo urbano adaptado aos novos tempos.

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

    Deixe uma resposta

    8 − 6 =

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.