CompararComparando ...

Skoda Vision iV: novo protótipo eléctrico no Salão de Genebra

Artigo
Skoda Vision iV: novo protótipo eléctrico no Salão de Genebra

No ano que marca a sua entrada na era da mobilidade eléctrica, a Skoda dará, também, a conhecer o concept Vision iV, o próximo passo a dar pelo fabricante checo num capítulo tido como decisivo para a indústria automóvel, logo, para todos os seus protagonistas. O estudo será revelado em primeira mão, e em três dimensões, no início do próximo mês, no Salão de Genebra, mas, por ora, a marca de Mladá Boleslav limita-se a do mesmo revelar apenas dois desenhos.

Contudo, foi já libertada alguma informação relevante relativamente a este protótipo de um novo crossover de quatro portas, nomeadamente tratar-se nada menos do que a primeira criação da marca baseada na plataforma modular MEB do Grupo VW, destinada, justamente, a automóveis de propulsão exclusivamente eléctrica, e cujo primeiro fruto a chegar ao mercado será o muito aguardado VW Neo, cujo lançamento está aprazo já para o final do ano em curso. O Vision iV assume-se, fundamentalmente, como um exercício de estilo, destinado a indicar o caminho que a Skoda pretende seguir, no domínio do design, para todos os seus futuros modelos de propulsão eléctrica.

Em destaque, a configuração do tipo coupé da carroçaria, as linhas desportivas, as jantes de 22” aerodinamicamente optimizadas, os proeminentes guarda-lamas, a linha de tejadilho com acentuada quebra em direcção à traseira, as portas sem puxadores ou as câmaras que substituem os retrovisores exteriores, embutidas em estruturas que pretendem evocar a forma de barbatanas de tubarão. Segundo o responsável máximo pelo design da Skoda, a secção dianteira é marcada por uma reinterpretação da tradicional grelha da marca, no caso com barras verticais e estruturas cristalinas; pela faixa de luz horizontal colocada no topo da mesma; e pela sobredimensionadas tomadas de ar, destinadas a enfatizar a aparência atlética do modelo. Já na traseira merecem destaque o deflector integrado no topo do portão traseiro, os farolins por LED com o típico formato em “C”, a faixa luminosa existente na base do difusor e o lettering da marca com iluminação a vermelho.

Mais pormenores sobre o Vision iV serão, seguramente, disponibilizados por alturas da sua revelação oficial. Entreanto, vale a pena recordar que, ainda em 2019, a Skoda irá lançar dois modelos considerados fundamentais para o seu futuro, o Superb PHEV, a versão híbrida plug-in da sua berlina de topo, assim como a variante totalmente eléctrica do citadino Citigo – os primeiros passos para que, em 2020, sejam lançados os seus primeiros modelos assentes na plataforma MEB, no final de 2022, a sua oferta possa já contar com mais de uma dezena de modelos electrificados.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

    Deixe uma resposta

    2 × 3 =

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.