CompararComparando ...

 Stellantis investe 30 mil milhões de euros na eletrificação

Artigo
 Stellantis investe 30 mil milhões de euros na eletrificação

A Stellantis, conglomerado que reúne os antigos grupos FCA e PSA, liderado Carlos Tavares, tem com um dos seus principais objectivos alcançar, a médio prazo (2026), e de forma sustentável, uma margem operacional de dois dígitos. Para a tal, a estratégia definida pelo CEO português e a sua equipa passa, em boa parte, pela electrificação da oferta das catorze marcas que a compõem, a qual, entre muitos outros factores, inclui a disponibilização de furgões de médio por a pilhas de combustível de hidrogénio até ao final de 2021.

Mas o plano é bem mais vasto e ambicioso, e prevê o investimento de mais de 30 mil milhões de euros até 2025 em electrificação e software, para que o grupo continue a ser o líder do sector em termos de eficiência, com uma eficiência de investimento 30% acima da média da indústria. A previsão é que, até 2030, os veículos de baixas emissões representem 70% das suas vendas na Europa (mais 10% do que a média da indústria prevista), e mais de 40% nos EUA.

Para tal, todas as marcas estarão empenhadas em oferecer soluções totalmente eletrificadas referenciais nas respectivas classes, sendo ainda propósito da Stellantis disponibilizar modelos totalmente eléctricos, alimentados a bateria, que satisfaçam as novas exigências dos clientes, com autonomias compreendidas entre os 500-800 km e carregamento rápido referencial, de 32 km por minuto.

É por isso que existirão quatro plataformas flexíveis especialmente desenvolvidas para o efeito, concebidas para uma vida longa, através de atualizações de software remotas, e também de hardware, assim como uma família escalável de três módulos elétricos de propulsão, e ainda baterias padronizadas, tudo isto para cobrir todas as marcas e segmentos de mercado. No que às plataformas diz respeito, a STLA Small oferecerá uma autonomia máxima de 500 km; a STLA Medium uma autonomia máxima de 700 km; a STLA Large uma autonomia máxima de 800 km; e a STLA Frame uma autonomia máxima de 800 km.

Os três módulos de propulsão eléctricos EDM combinarão motor, caixa de velocidades e inversor, primando por serem compactos, flexíveis, facilmente dimensionáveis, e também configuráveis para tracção dianteira, tração traseira, tracção integral e 4xe. Por outro lado, a estratégia global de fornecimento de baterias EV prevê mais de 130 GWh de capacidade até 2025, e mais de 260 GWh até 2030, sendo apoiada por cinco “gigafactories”, distribuídas pela Europa e América do Norte.

E sendo as baterias um elemento preponderante da equação, os planos incluem duas soluções químicas: uma de elevada densidade energética, e uma sem níquel nem cobalto, até 2024, estandoo a introdução da tecnologia de baterias de estado sólido prevista para 2026. Ao mesmo tempo, os custos dos packs de baterias para veículos elétricos deverão ser reduzidos em mais de 40% entre 2020 e 2024, e em 20% adicionais até 2030, dado que a acessibilidade é uma prioridade, com a meta de tornar, até 2026, o custo total de propriedade dos veículos totalmente eléctricos equivalente ao dos veículos com motores de combustão interna.

Por fim, e não obstante a Stellantis pretender tirar o máximo partido das sinergias, da estreita colaboração entre as suas marcas, e do trabalho conjunto com entidades exteriores, foi decidido que da marca adoptará a sua própria assinatura destinada a esta intensificação da electrificação. A saber: Abarth – “Heating Up People, But Not the Planet”; Alfa Romeo – “From 2024, Alfa Becomes Alfa e-Romeo”; Chrysler – “Clean Technology for a New Generation of Families”; Citroën – “Citroën Electric: Well-Being for All!”; Dodge – “Tear Up the Streets… Not the Planet”; DS Automobiles – “The Art of Travel, Magnified”; Fiat – “It’s Only Green When It’s Green for All”; Jeep – “Zero Emission Freedom”; Lancia – “The Most Elegant Way to Protect the Planet”; Maserati – “The Best in Performance Luxury, Electrified”; Opel/Vauxhall – “Green is the New Cool”; Peugeot – “Turning Sustainable Mobility into Quality Time”; Ram – “Built to Serve a Sustainable Planet”; Veículos Comerciais – “The Global Leader in e-Commercial Vehicles”.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon