CompararComparando ...

Tesla Autopilot em foco nos EUA e na Holanda

Artigo
Tesla Autopilot em foco nos EUA e na Holanda

Depois do acidente ocorrido em Maio com um Model S, fatal para o condutor que fazia uso do sistema de condução semi-autónoma Autopilot, a Consumer Reports pretende que a Tesla desactive a função de direcção automática do seu sistema de assistência à condução. A influente revista norte-americana, com mais de oito milhões de assinantes, quer ainda que o Autopilot passe a exigir que o condutor tenha sempre as mãos no volante e adopte outra designação – segundo a agência Reuters, para a Consumer Reports, o nome Autopilot (piloto automático, numa tradução livre) pode induzir os utilizadores em erro acerca das reais capacidades do sistema, e transmitir-lhes uma falsa sensação de segurança.

A Consumer Reports solicitou ainda à NHTSA (entidade que tutela a segurança rodoviária nos EUA) a supervisão dos veículos com funções semelhantes às do Autopilot, já que a actual legislação não obriga a NTHSA a testar ou aprovar tais sistemas. Já a Tesla alega que o Autopilot funciona como os sistemas utilizados na aviação civil, e que o condutor é sempre o responsável pelo veículo, e, em última instância, quem o controla. Acrescentando que as decisões da empresa são tomadas com base em dados obtidos no mundo real, e não em função de especulações dos media.

Mas o Autopilot não está no centro das atenções apenas nos EUA. Também a RDW, responsável pela homologação dos automóveis na Holanda, requereu à sua congénere norte-americana detalhes sobre o acidente fatal ocorrido com um Model S, e que averigue se os automóveis equipados com este sistema são seguros.

A RDW assume a informalidade deste pedido de informações, mas realçando que, por ser importante, o tema está a ser analisado pela entidade que foi responsável pela certificação do Model S no espaço europeu. Ainda assim, é bom lembrar que a versão europeia do Modelo S recorrer a uma versão do Autopilot diferente da utilizada nos EUA, e que, segundo a RDW, em nada difere de sistemas semelhantes aprovados para outros fabricantes (os quais, quando devidamente utilizados, não colocam qualquer problema de segurança acrescido).

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon