CompararComparando ...

Tracção total M xDrive para BMW M3 Competition e BMW M4 Competition

Artigo
Tracção total M xDrive para BMW M3 Competition e BMW M4 Competition

Como prometido pela BMW M, quando da apresentação da mais recente geração dos seus desportivos da Série 3 e da Série 4, aí estão as suas versões mais extremas, M3 Competition e M4 Competition, dotadas de transmissão integral M xDrive. É a primeira vez, em mais de três décadas de história, desde o lançamento do M3 original, em 1986, que a tracção às quatro rodas está disponível para estes modelos, estando o início da respectiva comercialização marcado para o próximo mês de Julho.

Como não surpreenderá, o principal, praticamente único, elemento distintivo destes modelos é o seu sistema de tracção total, e os elementos que com o mesmo mais directamente estão relacionados. Tudo o resto mantém-se praticamente inalterado, mormente o motor biturbo de seis cilindros em linha e 3,0 litros, com 510 cv e 650 Nm, combinado com a caixa automática M Steptronic de oito velocidades com Drivelogic.

Quanto ao sistema M xDrive, específico da divisão desportiva da marca de Munique, é, em termos de concepção, semelhante ao já utilizado no M5. Para incrementar a agilidade, a estabilidade direcional, a tracção e o comportamento dinâmico destes modelos, monta uma embraiagem multi-discos de controlo electrónico na caixa de transferências, destinada a garantir a repartição infinitamente variável do binário entre os dois eixos sem que para tal seja necessária a intervenção do controlo de estabilidade, e sendo o mesmo transmitido aos diferenciais dianteiro e traseiro através de veios de transmissão criados especificamente para os M3 Competition xDrive e M4 Competition xDrive – a que se junta o diferencial traseiro autoblocante activo M, responsável pela repartição, também infinitamente variável, do binário entre as rodas posteriores, e um controlo de tracção, também ele, específico (regulável em dez níveis pelo utilizador quando instalado o opcional M Traction Control).

Vantagem adicional dos M3 Competition xDrive e M4 Competition xDrive são as acelerações ainda mais céleres, anunciando ambos 3,5 segundos nos 0-100 km/h, ou seja, menos 0,4 segundos do que as variantes de tracção apenas traseira. De salientar que a configuração do sistema privilegia, justamente, a tracção traseira, pelo que somente quando as rodas posteriores já não conseguem transmitir mais potência ao chão é que é transmitido binário às ao eixo dianteiro.

Por outro lado, o condutor tem a possibilidade de optar entre três diferentes modos de actuação do sistema M xDrive: 4WD (o seleccionado por omissão, oferece a máxima tracção sem nunca deixar de privilegiar a tracção traseira); 4WD Sport (é enviada ainda maior quantidade de binário para as rodas posteriores, mesmo nas situações mais extremas, para uma superior agilidade, mas com as rodas dianteiras também a receberem binário a partir de um determinado limite); e 2WD com controlo electrónico de estabilidade totalmente desligado, em que o todo o binário é transmitido às rodas traseiras. Obviamente, as opções escolhidas podem ser memorizadas nas configurações individuais M1 e M2, activáveis através dos botões existentes para o efeito no volante, juntamente com as características definidas para o funcionamento e resposta do motor, do amortecimento, da direcção e do sistema de travagem, entre outros paramteros.

Equipados com jantes em liga forjadas de 19” na frente, e de 20” atrás (com pneus de medida 275/35 e 285/30, respectivamente), com acabamento em preto, M3 Competition xDrive e M4 Competition xDrive também dispõem de uma suspensão dianteira redesenhada, cuja geometria foi especialmente adaptada às respectivas características, o mesmo acontecendo com a relação de desmultiplicação da direção. Outro elemento exclusivo destes modelos é o sistema de lubrificação, concebido para lidar com a sua superior capacidade para alcançar elevados níveis de aceleração lateral.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon