CompararComparando ...

Trinta anos de Seat Ibiza

Artigo
Trinta anos de Seat Ibiza

Decorria o dia 27 de Abril de 1984 quando surgiu pela primeira vez o Seat Ibiza. Volvidos trinta anos e quatro gerações, o utilitário espanhol, criado e produzido na zona franca de Barcelona, impõe-se como o seu modelo melhor sucedido, com um expressivo volume de vendas que ronda, até “hoje”, as cinco milhões de unidades. Outro marco, segundo a casa espanhola, vem sendo registado desde o início do novo milénio, mais concretamente desde o ano 2001, altura a partir da qual o Ibiza começou a ser líder de vendas de toda a gama da Seat, o que se continua a verificar treze anos depois.

Seat Ibiza 30º aniversário - 1ª e 4ª geração

Um outro dado que mostra a importância desta proposta para a marca catalã é as exportações terem crescido, nestes 30 anos, 69% (o que corresponde a 3,5 milhões de unidades) e o estar presente em mais de 75 países. Produzido actualmente (e desde 1993, altura em que a marca passou a integrar o grupo VW) em Martorell, o Ibiza foi o modelo que “abriu as hostilidades” naquele que hoje é um dos maiores complexos de produção automóvel em Espanha.

Seat Ibiza 30º aniversário - Kit Car

Actualmente, o Ibiza aposta forte nas versões de pendor desportivo, de que são prova as que ostentam as siglas FR (Formula Racing) e Cupra (Cup Racing). Mas nem sempre assim foi, pois a primeira versão deste género do Ibiza produzida pela Seat designava-se SXI e montava um motor 1.5 de 100 cv. Só em 1996 é apresentado o primeiro Ibiza Cupra, com motor de 2,0 litros e 150 cv. É esta unidade motriz que a Seat introduz no Ibiza Kit Car, protótipo que levou a equipa catalã a celebrar três campeonatos consecutivos no WRC.

Seat Ibiza 30º aniversário

Curiosidade sobre o Seat Ibiza ? Foi o veículo oficial dos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992; foi primeiro automóvel do segmento, de produção em série, a dispor do motor TDI de 90 cv; foi o primeiro modelo da clase a contar com controlo electrónico de estabilidade de série.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Pimenta Lopes