CompararComparando ...

Opel estreia em Genebra serviço OnStar e Karl e Corsa OPC

Artigo
Opel estreia em Genebra serviço OnStar e Karl e Corsa OPC

A Opel vai lançar no mercado europeu um novo sistema de serviços e informação para a sua gama de automóveis, o OnStar. Depois de ter anunciado no ano passado planos para trazer esse sistema para a Europa, a marca alemã vai revelar no Salão Internacional de Genebra todos os detalhes sobre os serviços. A ligação em rede móvel de alta velocidade fará parte do sistema, disponível em toda a gama de modelos Opel.

A Opel apresenta também em estreia mundial o novo modelo de entrada na gama, o Karl, um citadino de cinco portas com preço acessível, muito compacto por fora e espaçoso por dentro, que alia facilidade e economia de utilização com tecnologias modernas. Também em estreia estará a versão mais potente da nova geração Corsa – o OPC – com motor 1.6 Turbo de 207 cv.

Opel OnStar inova conectividade

O sistema OnStar que a Opel vai lançar na Europa na segunda metade de 2015 equipará a gama de automóveis de passageiros da marca, representando um novo passo em conetividade automóvel na Europa. Já disponível nos Estados Unidos da América, no Canadá, na China e no México, o evoluído sistema tem cerca de sete milhões de utilizadores, que assim usufruem de rede ‘Wi-Fi’ no automóvel e são apoiados por numerosos serviços de mobilidade e de emergência.

“O Opel OnStar vai dar maior segurança ao utilizador do automóvel. Seja qual for a emergência, o sistema garante assistência 24 horas por dia, 365 dias por ano. Do outro lado da linha telefónica estará sempre um operador disponível. E se um ‘airbag’ dispara, o Opel OnStar é ativado automaticamente”
, refere Karl-Thomas Neumann, presidente executivo da Opel.

O sistema faculta igualmente dados do veículo e informação sobre diversos parâmetros, tais como pressão de pneus ou duração do óleo, que podem ser acedidos através da aplicação OnStar para “smartphones”. O fecho centralizado de portas pode ser accionado à distância pela mesma aplicação, para abrir ou fechar o veículo. O Opel OnStar ‘trabalha’ em estreita colaboração com a polícia em caso de furto do automóvel. A funcionalidade de Diagnóstico permite que o proprietário receba um relatório mensal onde constam as informações mais relevantes sobre o veículo. O sistema permite ainda que seja enviado para a oficina um pedido de verificação, mediante um simples comando no telefone.

Opel Karl como acesso à gama

O Opel Karl é um automóvel citadino de cinco portas e 3,68 m de comprimento, com espaço para cinco pessoas ou, em opção, volume de 940 litros para bagagens e objetos. Contará com o novo 1.0 Ecotec de três cilindros, construído em alumínio, com 75 cv de potência. Com caixa manual de cinco velocidades e sistema Start/Stop, o consumo médio anunciado é de 4,3 l/100 km, a que correspondem emissões de CO2 de apenas 99 g/km.

O Opel Karl conta, entre o equipamento de série, com sistema de assistência ao arranque em planos inclinados, modo City da direcção, cruise control e faróis de nevoeiro com função de luz de curva. Pode ainda receber alerta de saída de faixa graças à câmara dianteira ou sistema de assistência ao estacionamento Park Assist.

Corsa com versão desportiva OPC

Também em estreia no Salão de Genebra estará o Opel Corsa OPC, que recorre a motor 1.6 Turbo de 207 cv e 245 Nm de binário máximo, com 35 Nm adicionais disponíveis através da função “overboost”. Conta com caixa manual de seis velocidades, sendo a potência transmitida às rodas dianteiras.

O Corsa OPC acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos e consegue atingir 230 km/h de velocidade máxima. A suspensão, desenvolvida em parceria com a Koni, oferece tecnologia de Amortecimento de Frequência Seletiva (FSD), a qual ajusta a pressão dos amortecedores à frequência de funcionamento da suspensão. Desta forma, segundo os responsáveis da marca, o Corsa OPC garante bons níveis de conforto numa utilização normal e o melhor desempenho numa condução dinâmica. O controlo eletrónico de estabilidade (ESP) pode ser completamente desligado. Já o sistema de escape foi elaborado em colaboração com a Remus para uma sonoridade condizente com as características desportivas deste Corsa OPC.

Elementos distintivos desta versão são os bancos dianteiros tipo “bacquet” da Recaro, volante especial forrado a couro, pára-choques e saias específicos, “spoiler” traseiro e duas saídas de escape a ladear um difusor aerodinâmico.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Junceiro