CompararComparando ...

Uma breve história de três rodas

Artigo
Uma breve história de três rodas

O que o conceito Elio, Aptera, Toyota i-Road, Zap Xebra ou Veeco têm em comum? Para além de serem veículos elétricos mais pequenos e mais económicos, em termos de consumo, eles usam menos uma roda que um carro comum.

O Benz Patent-Motorwagen, construído em 1886, é amplamente reconhecido como o primeiro automóvel do mundo, ou seja, um veículo “projetado” para ser movido a motor. Este veículo era constituído por apenas 3 rodas, uma na parte dianteira e duas no eixo traseiro.

Em 1910, foi fundada a Morgan, um dos mais famosos fabricantes de automóveis de três rodas do mundo e que atualmente tem em produção o desportivo Morgan 3 Wheeler.

Em Portugal está a ser desenvolvido um veículo desportivo de apenas 3 rodas, o VEECO RT, um reverse trike totalmente elétrico, com autonomia de até 400 km e desenho em forma de gota, concebido para atingir uma elevada eficiência aerodinâmica, tornando-o num veículo de consumos muito reduzidos.

Veeco RT

Veeco RT

O VEECO RT é uma verdadeira revolução no tradicional conceito automóvel. Este protótipo resulta de um projeto de investigação e desenvolvimento da VE – Fabricação de Veículos de Tracção Eléctrica, Lda., com o selo EUREKA e cofinanciado pelo QREN, em parceria com o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL).

Com apenas três rodas (duas à frente e uma traseira), o VEECO RT pode circular em autoestradas, vias rápidas e pontes, sem restrições, vindo equipado com baterias de lítio do tipo LiFePO4, com capacidades entre 16kWh, podendo ser estendida até 48 kWh, contando com um motor de indução e variador eletrónico de velocidade de 30 kW (nominal) a 80 kW (pico), permitindo superar os 160 km/h de velocidade máxima e cumprir a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8 segundos. A transmissão é feita através de correia dentada em carbono. O binário do motor de 450Nm é transmitido à roda de tração com um rendimento superior a 98%.

O início da fabricação dos primeiros modelos comerciais está prevista iniciar ainda em 2014, sendo a sua comercialização futura exclusivamente efetuada pela marca, com o objetivo de desenvolver uma relação próxima com o cliente, desde o primeiro momento até à entrega e acompanhamento pós-venda, permitindo-lhe seguir o processo de desenvolvimento e produção do seu VEECO.

José Henriques
MAGNUM CAP

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon