CompararComparando ...

Volkswagen Golf R Touch é montra tecnológica para o futuro

Artigo
Volkswagen Golf R Touch é montra tecnológica para o futuro

A Volkswagen apresentou na Feira de Electrónica de Las Vegas (Consumer Electronics Show – CES) uma série de novidades tecnológicas para incluir na sua gama a curto e médio-prazo, entre soluções para auxílio à condução e sistemas de infoentretenimento.

Em destaque está o Golf R Touch, modelo que apresenta os comandos do futuro. Com sistemas informáticos de elevado desempenho, este sistema de infoentretenimento consegue reconhecer gestos para controlar as funções do veículo, bastando um gesto da mão à frente dos ecrãs. No total, o modelo de exposição da marca germânica no CES dispõe de três ecrãs: um de 12.8” para o sistema de infoentretenimento, um Centro de Comando de 8.0” abaixo daquele primeiro para controlar funções como o ar condicionado e um terceiro, de 12.3”, para a instrumentação digital, com o nome Active Info Display. A disposição do ecrã central e do Active Info Display é personalizável, como sucede com qualquer smartphone ou tablet.

Para 2015, a marca de Wolfsburgo prevê introduzir já os sistemas MirrorLink, CarPlay da Apple e Android Auto da Google.

Mais distante, mas não muito estão outras funcionalidades: mostrando as mais-valias da conectividade, a marca apresenta o Connected Golf. Com base no e-Golf equipado com sistema de infoentretenimento de última geração (MIB II), incorpora uma série de aplicações, smartphones e tablets para maior conectividade, ao abrigo do Volkswagen Car-Net. Outras funcionalidades de conectividade proporcionam, por exemplo, um sistema de entretenimento para os bancos traseiros ou um sistema denominado Regular Routes, através do qual o sistema de navegação memoriza os caminhos usuais para o trabalho e alerta para problemas nesse percurso, sugerindo de imediato alternativas.

[jwplayer player=”1″ mediaid=”25052″]

Por outro lado, também relacionado com o modelo eléctrico, nota para o e-Golf Intelligent Charge, o qual informa sobre o processo de carregamento das baterias, mas numa forma distinta do que hoje é feito. No futuro, com o carregamento por indução, bastará deixar o veículo sobre uma placa própria para o efeito, com este sistema a revelar a evolução do processo de carregamento. Já o e-Station Guide vai ajudar o condutor a encontrar um lugar para carregar o seu veículo, informando-o também dos meios de pagamento.

Novidades apresentadas foram também a Chave Digital, ou seja uma chave electrónica que permite a uma terceira parte a utilização de um smartphone ou smartwatch para aceder temporariamente ao veículo, e o Perfect Parking que, como o nome indica, ajuda o condutor nas manobras de estacionamento, tanto na perpendicular como em paralelo. Permite ainda “treinar” o sistema para estacionar num lugar usual, fazendo o automóvel aquela manobra de forma semi-automática.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Junceiro