CompararComparando ...

Volkswagen Passat Alltrack em estreia no Salão de Genebra

Artigo
Volkswagen Passat Alltrack em estreia no Salão de Genebra

O Salão de Genebra contará com a presença do novo Volskwagen Passat Alltrack, modelo que procura adicionar uma maior versatilidade à gama da popular berlina germânica.

Um dos grandes cartões-de-visita deste novo modelo é a adopção de tracção integral 4Motion permanente como equipamento de série, dispondo igualmente de um modo dedicado a aventuras fora de estrada. Esse modo “Offroad” disponibiliza uma série de tecnologias e sistemas de assistência com funcionamento específico, como o ABS com regulações alteradas, Hill Start Assist ou Hill Descent Assist.

Além disso, a parte inferior da carroçaria dispõe de protecções específicas, bem como as cavas das rodas, providenciando um visual mais robusto. A altura ao solo também foi aumentada em 27,5 mm, com partes suspensas à frente e atrás mais curtas para ângulos de ataque e de saída mais versáteis.

Quanto a motores, esta variante do Passat oferece cinco novos blocos com injecção directa, dois a gasolina (TSI) e três turbodiesel (TDI), todos eles já cumpridores da norma anti-poluição Euro 6. As variantes a gasolina oferecem 150 cv e 220 cv, enquanto as unidades a gasóleo compreendem níveis de potência entre os 150 cv, 190 cv e 240 cv. Os motores TSI e TDI de 150 cv surgem associados a caixa manual de seis velocidades, enquanto as outras versões, mais potentes, estão munidas de caixa automática de dupla embraiagem (DSG).

A tracção integral permanente tem por base o sistema Haldex e em condução normal apenas as rodas dianteiras recebem potência de forma a poupar combustível. Contudo, assim que é detectada uma situação de perda de motricidade, o eixo traseiro é imediatamente “chamado” a intervir, com o diferencial electrónico (EDS) integrado no Controlo de Estabilidade a actuar em uníssono para repor os níveis de estabilidade. A versão 2.0 TSI de 220 cv e o 2.0 TDI de 240 cv estão também equipados com o sistema XDS+ nos dois eixos, sendo opcional para todas as outras variantes.

Tal como o Passat apresentado no ano passado, conta também com o sistema de assistência às manobras com reboques, tendo 2200 kg como capacidade limite de reboque.

Esta versão apresenta, de igual forma, pormenores estéticos diferenciados, como os pára-choques redesenhados, logótipos Alltrack na grelha do radiador e na tampa da bagageira, entre outros elementos. O mesmo sucede no interior, embora as diferenças sejam mais ténues do que na berlina. Aqui, destaque para os novos bancos com novos revestimentos, para os pedais em alumínio e inscrições Alltrack espalhadas um pouco por todo o habitáculo. Destaque, ainda, para os diversos sistemas de segurança disponíveis neste modelo, como o de Travagem de Emergência, Assistência nas filas de trânsito ou Assistência à mudança da faixa de Rodagem. O sistema de infoentretenimento recorre à conectividade com os smartphones Android e Apple, dispondo também de outros sistemas de conectividade.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Junceiro