CompararComparando ...

VW T-Roc: novo SUV da Autoeuropa chega em Março

Artigo
VW T-Roc: novo SUV da Autoeuropa chega em Março

Fabricado em Portugal, pela Autoeuropa, o novo SUV da VW será apresentado em Março do próximo ano, no Salão de Genebra, numa versão de pré-produção; e no seu formato definitivo no segundo semestre de 2017. Certo é manterá o nome do protótipo que o antecipou, T-Roc, apesar de terem sido equacionadas outras designações.

Desenvolvido com base na plataforma modular MQB, deverá ter a mesma distância entre eixos do Golf (2640 mm), menos 41 mm menos do que o Tiguan, abaixo do qual se posicionará. Semelhantes às do protótipo revelado em 2014 em Genebra serão as dimensões exteriores: 4,2 metros de comprimento, 1,8 metros de largura e 1,5 metros de largura (o Tiguan conta com 4,4 metros de comprimento, 1,83 metros de largura e 1,6 metros de altura).

Ao invés, o tejadilho tipo Targa, presente no protótipo estreado há dois em Genebra, dará lugar a um tejadilho rígido convencioal, ao passo que a carroçaria contará, não com três, mas com cinco portas. Não obstante se inspirar estilisticamente no Golf, a aparência exterior do T-Roc será suficientemente distinta para lhe conferir uma personalidade própria e de acordo com o seu carácter SUV.

A habitabilidade será semelhante à do best-seller da VW, o interior deverá adoptar o mesmo tablier e as mesmas novas funcionalidades recentemente dadas a conhecer no renovado Golf – nomeadamente o sistema de infoentreteniento com ecrã de 9,2” e controlo gestual, e o painel de instrumentos configurável totalmente digital Active Info Display.

Igualmente do Golf serão herdados os motores disponíveis, inclusive o novíssimo 1.5 TSI Evo com sistema de desactivação de cilindros ACT, nas versões de 130 cv e 150 cv. A oferta Diesel incluirá as mais recentes evoluções dos 1.6 TDI e 2.0 TDI, estando a ser equacionada a disponibilização de um motor 2.0 turbo a gasolina, destinado a uma eventual versão T-Roc GTI, que poderá chegar aos mesmos 245 cv do novo Golf GTI Performance.

Em termos de transmissão, serão propostas caixas de velocidades manuais e a nova caixa pilotada de dupla embraiagem DSG6 de seis relações, podendo a tracção ser dianteira ou integral 4Motion, dependendo das versões. O oferta deverá incluir ainda as variantes T-Roc GTE (híbrida plug-in) e e-T-Roc (totalmente eléctrica), decalcadas das que o renovado Golf se apresta a receber (contando a eléctrica com uma nova bateria de elevada capacidade, por forma a incrementar a autonomia para cerca de 300 km).

Comercialmente, o T-Roc deverá representar um acréscimo de preço, no máximo, de 10% relativamente ao praticado pelas versões equivalentes do Golf. Com o seu lançamento, e depois de revelado o Atlas destinado ao mercado norte-americano, fica apenas a faltar conhecer um modelo para que se complete a trilogia de novos SUV prometidos pela VW até ao final de 2019: a versão definitiva do protótipo T-Cross Breeze mostrado no Salão de Genebra deste ano, posicionado abaixo do T-Roc.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon