CompararComparando ...

VW up! GTI chega em 2018 e homenageia Golf GTI original

Artigo
VW up! GTI chega em 2018 e homenageia Golf GTI original

Esta confirmado para 2018 o lançamento da versão mais potente de sempre do up!, modelo fortemente inspirado no Golf GTI original. A estrear no encontro que, todos os anos, reúne os adeptos dos desportivos da VW no Lago Wörthersee, na Áustria, o up! GTI que aí será revelado é anunciado ainda como um protótipo, mas já muito próximo do que será a sua versão de produção.

A VW faz gáudio de afirmar que o up! GTI incorpora o ADN do seu inesquecível antecessor, e até realizou um filme protagonizado por ambos, destinado a ilustrar esse paralelismo. Recordem-se, então, as principais caraterísticas do Golf GTI Mk I de 1976: motor de quatro cilindros e 1588 cc, com injecção electrónica K-Jetronic, 110 cv e 140 Nm; peso de 810 kg; 182 km/h de velocidade máxima; 9,0 segundos nos 0-100 km/h; 3705 mm de comprimento, 1628 mm de largura e 1390 de altura.

Quanto ao up! GTI, mede 3260 mm de comprimento, 1489 mm de largura e 1641 mm de altura, garantindo a VW que o que perde em comprimento é compensado pelo que ganha em largura e altura para oferecer uma habitabilidade equiparável. E se a evolução registada em áreas como a robustez, a qualidade geral e a segurança não lhe permitem pesar menos do que 997 kg, também beneficia do progresso tecnológico que se verificou ao longo destes anos para oferecer um desempenho dinâmico do mesmo calibre.

Sob o capot está o motor 1.0 TSI, estreado pelo novo Golf, que lhe permite oferecer prestações ainda melhores. Com um turbocompressor com válvula wastegate eléctrica, injecção directa a 250 bar e distribuição variável, oferece 115 cv  e um binário máximo de 200 Nm, constante entre as 2000 rpm e as 3500 rpm. A caixa é manual de seis velocidades, a velocidade máxima de 197 km/h e os 0-100 km/h cumprem-se em 8,8 segundos.

E, certamente, que consumos também serão bastante mais contidos. Sendo este, ainda, um dos primeiros modelos da VW equipado com um motor a gasolina dotado de um filtro de partículas, capaz de cumprir com as futuras normas de consumos e emissões homologados em condições reais utilização.

O comportamento promete ser incisivo e ágil, combinado com um elevado conforto. A suspensão de afinação desportiva foi rebaixada 15 mm, as jantes são de 17” e até existe um actuador sonoro destinado a tornar mais presente a sonoridade do motor no habitáculo, para uma maior envolvência ao volante.

São, também, diversos os pormenores do up! GTI provenientes do Golf GTI dos anos de 1970, ou nele inspirados: listas vermelhas e logotipo GTI colocados na grelha frontal tipo favo de abelha pintada de preto; pinças de travão vermelhas; emblemas GTI montados nos guarda-lamas dianteiros; duplas listas laterais; cores exteriores derivadas das do Golf GTI original (vermelho, branco, prata e preto, a que se junta um azul inédito); revestimento central dos bancos em xadrez.

Característicos do up! GTI são o splitter frontal; a entrada de ar dianteira adicional; os faróis de nevoeiro dianteiros com função de curva; o deflector montado no topo do portão traseiro (maior e mais largo do que nos restantes up!); o difusor traseiro em preto mate; a ponteira de escape cromada; e as caixas dos retrovisores exteriores em preto. No interior, menção para o exclusivo volante multifunções desportivo com costuras vermelhas e logo GTI colocado no braço vertical, e pra o manipulo da alavanca de comando da caixa específico.

Na versão de produção, o up! GTI oferecerá, ainda, de série, o sistema de som com seis altifalantes e ligação USB, o ar condicionado, os bancos aquecidos e os espelhos eléctricos com desembaciador. Proposto em versões de três ou cinco portas, oferecerá ainda, em opção, o tejadilho pintado de preto, a não ser que a carroçaria seja já pintada nessa cor.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

10 + 17 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.