CompararComparando ...

A Kia no Salão de Frankfurt

Artigo
A Kia no Salão de Frankfurt

A estreia europeia da nova geração do Soul teve lugar hoje no Salão de Frankfurt, mas esta não foi a única novidade que a Kia levou ao certame alemão. Em estreia mundial neste evento esteve também o protótipo Niro, que antecipa um SUV do segmento B, assim como a variante GPL do Picanto e o facelift do Kia Optima.

Mantendo-se fiel aos seus traços emblemáticos, ainda assim o novo Soul recebe alguma inspiração do protótipo Track’ster, conhecido em 2012, mas a alteração mais relevante sofrida pelo modelo acaba por ser a adopção da plataforma do Cee’d, por troca com a do Rio (que servia a sua anterior geração). Por via desta opção, e do consequente incremento da rigidez estrutural, o comportamento foi optimizado, ao mesmo tempo que a distância entre eixos mais generosa e as vias mais largas garantem mais espaço para os ocupantes e bagagens (o volume da mala ccresceu 4%, para 354 litros).

Quando chegar ao mercado português, no Verão do próximo ano, o novo Soul será proposto com a mais recente geração do motor 1.6 CRDi de 128 cv, passível de combinar com uma caixa de velocidades de seis relações, manual ou automática (pelas características muito particulares do mercado luso, a versão animada pelo motor 1.6 GDI a gasolina não será disponibilizada entre nós).

Kia Niro Concept

Mas o centro das atenções no stand da marca coreana em Frankfurt foi, sem dúvida, o Niro, protótipo que antecipa um modelo a lançar pela Kia em 2015, e destinado ao segmento dos SUV derivados de modelos do segmento dos utilitários.

O protótipo em questão estreia um sistema de propulsão híbrida, composto por um motor 1.6 turbo a gasolina da família Gamma, com 160 cv de potência; por uma caixa de sete velocidades de dupla embraiagem; e por um motor eléctrico de 45 cv – enquanto as rodas dianteiras são animadas pelo motor térmico, o motor eléctrico destina-se a fazer mover o eixo traseiro quando as necessidades de potência ou de tracção assim o exigem, sendo alimentado por uma bateria recarregada pela energia gerada pelas travagens.

Não obstante todas as valências desta solução, a verdade é que tudo aponta para que a versão de produção do modelo a que o Niro dará origem venha a ser equipada com um novo bloco tricilíndrico sobrealimentado, com cerca de um litro de capacidade, injecção directa e uma potência na ordem dos 120 cv.

299129 (Medium)

Uma motorização alternativa é o que também exibe o Picanto GPL, movido por uma versão especial do motor 1.0 de três cilindros da Kia, capaz de oferecer 69 cv e 90 Nm. A promessa da Kia é a de um consumo médio de 5,8 l/100 km, com 100 g/km de emissões de CO2, valores que descem ainda mais no caso de o Picanto GPL estar equipado com o sistema start/stop ISG – para 5,6 l/100 km e 97 g/km.

Esta variante do citadino coreano, que tem chegada ao mercado luso prevista ainda para este ano, usa dois depósitos: o convencional para a gasolina e um de 27 litros para o GPL, que usa o espaço ocupado pelo pneu suplente. Os 51 kg extra de peso serão compensados por afinações feitas no motor, uma vez que se mantêm inalteradas as prestações anunciadas pela Kia para o pequeno Picanto: velocidade máxima de 150 km/h e 14,5 segundos nos 0-100 km/h.

299135 (Medium)

Também em estreia no Salão de Frankfurt esteve o facelift oferecido ao Optima, que apresenta luzes diurnas por LED, faróis de nevoeiro, ópticas traseiras, pára-choques e jantes de novo desenho. Além da imagem refrescada, a Kia actualizou a suspensão traseira, para diminuir os ruidos dinâmicos no habitáculo, ao mesmo tempo que introduziu algumas alterações para optimizar a eficiência do motor (como o novo alternador ou o sistema de gestão da carga da bateria). Estas afinações garantem, de acordo com o construtor asiático, emissões de CO2 de 133 g/km para a unidade Diesel de 1,7 litros, que podem baixar para os 128 g/km no caso de estar instalado o sistema ISG.

À venda no início do próximo ano no mercado europeu, o renovado Kia Optima proporá três modos de condução – Normal, Active ECO e Sport –; um novo sistema de infoentretenimento; um sistema de detecção de veículos no ângulo-morto; um dispositivo de detecção de trânsito na traseira; e um assistente de mudança de faixa. De acordo com os mercados, poderão ser também oferecidos de série o sistema SPAS de assistência ao estacionamento; o acesso sem chave; o tecto panorâmico; os bancos traseiros e volante aquecidos; o controlo electrónico de estabilidade; e a assistência ao arranque em subida.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon