CompararComparando ...

Jaguar prepara próxima geração do XF

Artigo
Jaguar prepara próxima geração do XF

[doptg id=”136″]

O Jaguar XF chegou ao mercado em 2009, em substitução do S-Type. No ano passado foi alvo de um restyling e mais recentemente viu chegar à gama a tracção total. Cumprindo um ciclo de seis anos, muito usual na indústria automóvel, em 2015 espera-se a chegada da segunda geração da berlina inglesa, que foi agora avistada a testar nas estradas alemãs junto ao mítico Nürburgring, local onde fica o centro de testes da Jaguar.

Ainda numa fase inicial do seu desenvolvimento, esta unidade de testes apresenta uma carroçaria igual à do actual XF, com apenas algumas fitas a tapar pormenores na dianteira.

Para a sua segunda geração, o XF deverá adoptar uma variante “esticada” da plataforma modular em alumínio do construtor britânico, a iQ [Al], que foi apresentada pela primeira vez no concept C-X17 e que servirá de base para a sua versão de produção e para o XS, ambos esperados também durante 2015.

Jaguar XF mule 7

De acordo com Ian Callum, director de design da Jaguar, todos os novos modelos da marca utilizarão esta nova pataforma em alumínio, garantindo assim uma redução do peso, que levará a melhores performances ambiental e dinâmica.

Aquando da chegada da nova geração, as ofertas de motores não deverão variar muito das actuais, devendo manter-se em funções os motores a gasolina de 2,0 litros (240 cv) e 3,0 V6 de 340 cv (apenas disponível para o S/C). No campo dos Diesel também não se esperam grandes novidades, o 2.2 de quatro cilindros em linha e 200 cv será a base da gama, com a restante propostas a ser o 3.0 V6 de 240 cv (275 cv na variante S). As versões XFR e XFR-S farão uso do 5,0 litros V8, com, respectivamente, 510 e 550 cv. Ainda no domínio da especulação está a utilização das novas motorizações Diesel e gasolina de quatro cilindros, para diminuir os consumos, que a Jaguar está a desenvolver e que deverão ser estreadas na versão de produção do C-X17. É provável que estas perguntas só tenham resposta definitiva na estreia da nova berlina britânica, o que deverá acontecer a meio de 2015, provavelmente na próxima edição do Salão de Frankfurt, embora não existam ainda datas definidas para tal.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon