CompararComparando ...

Nissan lança GT-R Nismo

Artigo
Nissan lança GT-R Nismo

[doptg id=”173″]

Foi apresentada no passado mês de Dezembro, no Salão de Tóquio, a versão mais poderosa e radical do já emblemático Nissan GT-R. Desenvolvido pelo departamento de competição da marca nipónica, adopta, por isso, a designação Nismo – acrónimo, justamente, de “Nissan Motorsport”.

Nesta derivação mais extrema do superdesportivo da Nissan, o conhecido motor V6 biturbo de 3,8 litros está apto a oferecer uma potência de nada menos do que 600 cv, combinada com um binário máximo que é agora de 652 Nm, o que em muito se deve aos novos turbocompressores de alto fluxo de ar (normalmente utilizados ​​em corridas de GT3), e que garantem à unidade motriz uma “respiração” substancialmente mais eficaz. O controlo do ponto de ignição de cada cilindro também foi optimizado, e a introdução de uma bomba de combustível mais avançada contribui, por seu turno, para uma combustão mais eficiente.

O extraordinário rendimento do motor é gerido por uma electrónica deveras evoluída, estando a transmissão da potência às rodas a cargo de uma caixa pilotada de seis relações e pelo habitual sistema de tracção integral permanente com três diferenciais, factores que, em conjunto, permitem ao GT-R Nismo anunciar prestações dignas de um superdesportivo, caso dos 0-100 km/h cumpridos em não mais do que 2,7 segundos!

Quanto ao châssis, a Nissan decidiu introduzir uns novos amortecedores Bilstein Damptronic especialmente desenvolvidos para este modelo, que prometem uma resposta sempre progressiva, mesmo nos limites de aderência, podendo o condutor continuar a optar entre três modos de funcionamento para a suspensão: Comfort, Normal e R (este último vocacionado para utilização em circuito). Outras alterações operadas na suspensão passam pela barra estabilizadora traseira oca de 17,3 mm (mais grossa e mais leve do que a da versão de “série”) e pela introdução de novos braços nos duplos triângulos dianteiros, quer garantem um maior caster, logo, uma optimização das rodas em curva e uma maior estabilidade em linha recta.

Nissan GT-R Nismo 2014

Referência merecem, igualmente, o aumento da rigidez estrutural (garantido pela colagem adicional à soldagem dos elementos que compõem a estrutura autoportante, um porocesso típico dos modelos desenvolvidos pela Nismo) e a adopção de pneus Dunlop propositadamente desenvolvidos para o GT-R Nismo (de medida 255/40 na frente, e 285/35 atrás, em ambos os casos montados em jantes de seis raios de 20″ de desenho exclusivo, inspirado no das da versão de competição).

A aerodinâmica também foi alvo de uma optimização em todas as secções do veículo (destaque para o deflector traseiro em carbono), de tal modo que o GT-R consegue, a 300 km/h, gerar uma downforce 100 kg superior à oferecida pela versão de 2014 do GT-R “normal” e, ao mesmo tempo, obter o mesmo Cx de 0,26 e não aumentar de peso, apesar da inclusão de todos estes apêndices adicionais – bem pelo contrário!

Nissan GT-R Nismo 2014

Ao que parece, os pilotos da Nismo participaram activamente numa das principais novidades ostentadas pelo habitáculo: o volante de três braços revestido a Alcantara, com ponto central em costura vermelha, anunciado como ainda mais desportivo e ergonómico, e que promete combinar na perfeição com os novos bancos desportivos Recaro com costas em fibra de carbono. Os revestimentos em Alcantara e as costura vermelhas estendem-se ainda ao bancos, à consola central e aos painéis interiores das portas.

Sendo certo que tal ocorrerá durante o ano em curso, por saber está a data de chegada definitiva do Nissan GT-R Nismo a Portugal e, não menos importante, o preço que este praticará entre nós.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Pimenta Lopes