CompararComparando ...

Estradas solares angariaram um milhão de dólares

Artigo
Estradas solares angariaram um milhão de dólares

[doptg id=”493″]

É muito provável que já tenha visto um vídeo que nos últimos dias se tornou viral nas redes sociais de seu nome “Solar Freakin Roadways” e que demonstra as vantagens de uma invenção de um casal norte-americano: as estradas solares.

O conceito não é complexo e aborda a susbtituição das estradas de asfalto por esta nova tecnologia de hexágonos em vidro texturado que funcionam como painéis solares, gerando energia e ao mesmo tempo, através dos LEDs que estão incorporados possibilitam inúmeras funções informativas, tanto de sinalização como de distribuição do espaço ou definição das vias.

A polivalência desta tecnologia permite ainda que a própria estrada seja aquecida, evitanto assim a acumulação de neve ou de gelo onde quer que sejam instalados os hexágonos. Seja na estrada ou no acesso a casa ou saída das garagens, por exemplo.

4

 

Teoricamente o segredo está no tipo de materiais utilizados e que têm de ser resistentes e economicamente viáveis e é aqui que os principais detractores desta ideia têm levantado as maiores dúvidas, pois a rede viária norte-americana já dificilmente é sustentável em termos financeiros e a sua remoção e substituição por uma tecnologia não testada levanta grandes dúvidas.

Ao mesmo tempo a resistência destes hexágonos ao desgaste tradicional de uma rodovia é outro dos pontos que geram pouco consenso. Ainda assim a Solar Roadways (nome da empresa criada pelo casal Julie e Scott Brusaw, os criadores desta ideia) recorreu a uma iniciativa de crowdfunding que terminou a 31 de Maio e no total conseguiu angariar um milhão de dólares, perto de 735 mil euros sensivelmente para continuar a testar e a desenvolver esta tecnologia.

 

2Trata-se de um importante encaixe financeiro para a continuação de um projecto que, a ser como “mostra o vídeo”, será efectivamente revolucionário, mas que ainda tem muito que provar. A título de exemplo, a nível de financiamento estatal, a Solar Roadways já conseguiu importantes apoios, mas também perdeu alguns concursos para certos “gigantes” como a General Electric e a Google.

Para já o próximo passo segundo a Solar Roadways é comprovar a resistência e aplicabilidade desta solução e asua implementação na via pública deverá passar inicialmente por parques de estacionamento e outras infraestruturas semelhantes.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Grilo