CompararComparando ...

smart fortwo disponível por 10 150 euros

Artigo
smart fortwo disponível por 10 150 euros

Pode parecer incrível, dada a “pequeneza” do nosso mercado, mas Portugal está no top 15 dos países em que mais se vendem smart. Melhor ainda: em termos de quota de mercado do segmento, Portugal vai oscilando, de ano a ano, entre primeiro e segundo lugar. Inacreditável? Para a smart não, que volta à carga com a terceira geração do seu “micro-carro” com a expectativa de que, uma vez mais, o sucesso se repita. A marca smart, que agora se volta a converter em família, com a chegada do ressuscitado forfour (na geração anterior era não mais do que um Mitsubishi Colt com o símbolo da smart), é por demais importante para a Mercedes-Benz Portugal, e as previsões de venda são, pelo menos nesta fase inicial, muito optimistas, apesar do motor Diesel da anterior geração (que representava 45% do mix de vendas) desaparecer, seguindo-se uma política de aposta num veículo eléctrico como alternativa. A justificação prende-se com o investimento avultado que a tecnologia de controlo de emissões exige, sendo a mesma em todos os sentidos desproporcional ao segmento dos citadinos.

Na lista das diferenças para o “main competitor” (a nova geração do Renault Twingo, um concorrente directo do forfour), palavras de Carten Dippelt, director-geral de vendas e marketing da Daimler, realce-se a existência de uma motorização de 61 cv, a célula exterior de segurança Tridion que, diz a smart, é um elemento que reforça a segurança face ao que o Twingo oferece, e o sistema de estabilidade “wind assist” que actua para contrabalançar os efeitos das rajadas de vento na carroçaria (relativamente) esguia dos smart fortwo e forfour.

A gama, para as duas carroçarias, terá por agora direito a motorizações de 61 cv, 71 cv e 90 cv de potência, e terá direito a três versões de equipamento: passion, prime e proxy. Com a versão de equipamento base, para a versão de 61 cv, pedem-se 10 150 euros para o fortwo (e mais €1000 para o forfour). Seguem-se os preços da variante de 71 cv, aquela que servirá de rampa de lançamento da smart (é a primeira a ser lançada), e para as quais pedem-se 10 950 euros para o fortwo ou 11 950 euros para o forfour. A versão de 90 cv, idêntica à do Renault Twingo, chegará ao mercado português apenas no final do ano. Por agora, todos os motores estarão associados à caixa manual de cinco velocidades.

A caixa DCT, de dupla embraiagem, chegará ao fortwo em Março de 2015, por mil euros (está inserido num pacote com o alarme), seguindo-se o lançamento da mesma caixa para a carroçaria forfour em Maio do próximo ano. Seguir-se-ão também, ao longo de 2016, a chegada da versão Cabrio do fortwo, e também da já habitual versão Brabus.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Mosca