CompararComparando ...

Fiat preparara nova geração do Punto

Artigo
Fiat preparara nova geração do Punto

Com o 500 renovado, o 124 Spyder revelado e todas as versões de carroçaria do novo Tipo já lançadas (ou, pelo menos, apresentadas), é tempo de a Fiat dedicar especial atenção a um dos membros mais emblemáticos e importantes da sua oferta – o Punto. Não só por destinar-se a um dos segmentos mais competitivos do mercado automóvel europeu, e no qual a casa de Turim possui especiais tradições, mas também porque o actual modelo tem por base o que foi lançado no já longínquo ano de 2005, urgindo, por isso, a sua substituição por uma geração totalmente nova.

E a verdade é que os técnicos da marca italiana já meteram mãos à obra, tudo indicando que os trabalhos se encontram já numa fase adiantada, a avaliar pelos protótipos do novo Punto avistados em testes de desenvolvimento no norte da Europa. Não obstante a pesada camuflagem que os mesmos ainda envergavam, todo parece apontar para que, estilisticamente, o modelo receba algumas influências do novo Tipo no que à secção dianteira diz respeito, com a traseira a exibir grupos ópticos de forma vertical, como há muito é da tradição no utilitário transalpino.

Conhecido internamente pela sigla de código X6H, o novo Punto, tendo em conta o porte do modelo que ainda pontifica no catálogo da marca, não deverá ser muito maior do que o seu antecessor, mas espera-se usufrua de um ainda melhor aproveitamento do espaço interior, por forma a oferecer quotas de habitabilidade referenciais para o segmento. Um dos objectivos da Fiat para o novo Punto passa, também, por uma comercialização a nível global sem grandes modificações, nomeadamente no Brasil e restantes mercados da América do Sul, o que explica que boa parte dos trabalhos de desenvolvimento tenham sido realizados em terras de Vera Cruz.

Quanto à gama de motores, deverá assentar num conjunto de unidades já bem conhecidas da oferta do grupo italiano. A oferta a gasolina quase seguramente incluirá o bicilíndrico TwinAir de 0,9 litros (nas versões de 85 cv e 105 cv), o quatro cilindros de 1,2 litros e 69 cv e o 1.4 Turbo-MultiAir de 140 cv; já a gama Diesel deverá ser composta pelo 1.3 Multijet e pelo 1.6 Multijet. Esperado n mercado em 2017, o novo Punto será, posteriormente, alvo também de um tratamento muito especial por parte da Abarth.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon