CompararComparando ...

Infiniti com novo motor com taxa de compressão variável

Artigo
Infiniti com novo motor com taxa de compressão variável

O primeiro motor do mundo destinado à produção em larga escala dotado de taxa de compressão variável chama-se VC-T (Variable Compression-Turbocharged). Foi criado pela Infiniti, a divisão de luxo da Nissan, e é anunciado como um dos mais evoluídos motores de combustão interna de sempre, tendo apresentação oficial, marcada para 29 de Setembro próximo, no Salão de Paris.

Este quatro cilindros em linha turbocomprimido, com 2,0 litros de capacidade, resulta de mais de vinte anos de pesquisa e desenvolvimento da Infiniti no domínio dos motores a gasolina e promete revolucionar o mercado através de uma inédita optimização da eficiência dos motores de combustão interna de ciclo Otto. Segundo a marca japonesa, a tecnologia VC-T inaugura um capítulo totalmente novo para este tipo de propulsores, que assim deixarão de estar condicionado por uma taxa de compressão fixa.

O segredo está na capacidade deste motor poder transformar-se e, de forma imperceptível para o utilizador, aumentar ou reduzir a altura alcançada pelos pistões nos ciclos de funcionamento. Em consequência, varia não só a capacidade dos cilindros, como a taxa de compressão, no caso concreto entre 8,1:1 (para maior rendimento) e 14,1:1 (para uma superior eficiência).

Esta capacidade é definida, de forma automática, pelo evoluído sistema de gestão electrónica da unidade motriz, em função das exigências de condução do momento. Para o garantir, um braço actuador, ligado a uma bomba no exterior do bloco, garante que a biela, na fase de compressão, alcança maior ou menor altura, assim fazendo variar a taxa de compressão.

Os benefícios prometidos, em resultado desta tecnologia, vão desde uma significativa redução dos consumos (20% a 30%, segunda a marca japonesa) a uma superior suavidade e silêncio de funcionamento. Sem esquecer que, segundo a Infiniti, este motor é mais leve e compacto do que uma unidade convencional com equivalente nível de rendimento.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon