CompararComparando ...

Novo Peugeot 5008 passa a SUV e chega na Primavera

Artigo
Novo Peugeot 5008 passa a SUV e chega na Primavera

A Peugeot decidiu revelar o novo 5008 anda antes da sua estreia oficial no Salão de Paris, mas a chegada ao mercado só acontecerá na próxima Primavera. Até aqui um monovolume, o modelo passa, assumidamente, a ser um SUV, mas com uma modularidade digna de um monovolume, para mais com capacidade para transportar sete ocupantes.

Almejando à liderança do chamado segmento C SUV (onde pontificam os modelos que se situam entre os SUV compactos e os SUV de prestígio de dimensões mais generosas e preço a condizer…), o 5008 conta, desde logo, com um interior marcado pelo conceito i-Cockpit de última geração, com o volante mais pequeno do mercado (todos os segmentos incluídos), painel de instrumentos digital de 12,3” e ecrã táctil capacitivo de alta resolução para controlo do sistema de infoentretenimento (com múltiplas possibilidades de configuração e alguns botões de atalho ao estilo de teclas de piano, para acesso directo às principais funções de conforto, segurança, rádio, climatização, navegação, configuração do veículo, telefone, aplicações e alertas).

No arranque da comercialização serão, desde logo, propostos dois ambientes interiores personalizáveis: Boost (orientado para uma utilização mais dinâmica) e Relax (para uma condução mais descontraída. Sendo cinco os níveis de equipamento disponíveis: Access, Active, Allure, GT Line e uma versão GT com o seu nível de acabamentos específico-

Com 4,64 metros de comprimento, e uma distância entre eixos de 2,84 metros garantida pela plataforma modular EMP2 (que assegura uma redução do peso de 95 kg face ao actual modelo), o novo 5008 prometem disponibilizar a maior habitabilidade do segmento. Além do mais, todos os bancos da segunda e terceira filas de assentos são rebatíveis e escamoteáveis, com os da segunda fila a oferecerem, ainda, regulação longitudinal e, também, em inclinação (em cinco posições).

A gama de motores incluirá o 1.2 PureTech de 130 cv, com caixa de velocidades manual ou automática, sempre com seis relações, assim como os turbodiesel 1.6 BlueHDi de 100 cv e 120 cv (o primeiro disponível somente com caixa manual, o mais potente também com caixa automática) e 2.0 BlueHDi de 150 cv e 180 cv (o primeiro com caixa manual, o segundo com caixa automática e exclusivamente destinado ao 5008 GT). Todas as versões serão de tracção dianteira. mas, para aumentar a versatilidade de utilização, o 5008 pode incluir pneus M+S de 18” e o sistema Advanced Grip Control – um controlo de tracção optimizado dotado da função HDC (Hill Descent Control).

Entre os auxiliares de condução, merecem ainda referência o sistema de travagem automática de emergência, o alerta de colisão pela dianteira, o alerta de saída involuntária da faixa de rodagem, o sistema de detecção de fadiga, o assistente de máximos, o leitor sinais trânsito, o cruise control adaptativo com função de “pára-arranca”, a monitorização do ângulo morto, o sistema de estacionamento automática e as câmaras panorâmicas com visão de 360º.

Para incrementar a mobilidade de quem nele viaja, sobretudo em meio urbano, o novo 5008 pode ainda contar com uma estação de carga para a trotinete com assistência eléctrica e-Kick, desenvolvida em parceria entre a Peugeot e a Micro, ou mesmo para a bicicleta dobrável com assistência eléctrica e-Bike. Qualquer delas perfeitamente acomodável na bagageira.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon