CompararComparando ...

Mercedes Classe E All-Terrain confirmada para a próxima Primavera

Artigo
Mercedes Classe E All-Terrain confirmada para a próxima Primavera

Depois da Volvo e da Audi, a Mercedes avança com uma carrinha de grandes dimensões para todos os caminhos. A nova Classe E All-Terrain fará a sua estreia mundial em Paris, chegando ao mercado na próxima Primavera e prometendo enfrentar, com igual à vontade, traçados  mais sinuosos, caminhos de terra, certos troços mais pedregosos ou estradas cobertas de gelo ou neve.

De início, a Classe E All-Terrain será proposta apenas na versão 220 d, com o motor 2.0 turbodiesel de 194 cv e a caixa de velocidade automática 9G-Tronic de nove velocidades – mais tarde, e fazndo uso da mesma caixa, chegará o motor V6 também a gasóleo. De série são, também, o Dynamic Select, que permite optar entre os vários modos de condução disponíveis, o sistema de tracção integral 4Matic e a suspensão pneumática Air Body Control.

A suspensão pneumática garante uma altura ao solo 15 mm superior à de uma Classe E convencional e oferece, ainda, três níveis de altura, adoptados em função do modo de condução escolhido, mas podendo o mais elevado ser seleccionado, a qualquer momento, pelo condutor, através de um botão na consola central e independentemente do programa de condução activado. A altura ao solo varia, deste modo, entre 121 mm e 156 mm.

O Dynamic Select oferece cinco modos de condução, que alteram o funcionamento do motor, da transmissão, do ESP e da direcção. Um é inédito: chama-se All Terrain e destina-se a uma utilização fora de estrada, derivando do conhecido do GLE, o SUV de médio porte da Mercedes. Quando selecionado, a suspensão pneumática faz elevar o châssis 20 mm (até uma velocidade máxima de 35 km/h), ao mesmo tempo que o ESP e o controlo de tracção são ajustados em conformidade. Característico do modo All Terrain é, igualmente, o indicador no painel de instrumentos, que informa sobre o ângulo da direcção, a altura ao solo (posição da suspensão pneumática), o ângulo de inclinação lateral e longitudinal e a posição do acelerador e do travão, além de incluir uma bússola.

Para aumentar o conforto fora de estrada, a Classe E All Terrain recorre a uma afinação de suspensão mais macia e a pneus como uma relação largura/altura mais elevada do que nos restantes membros da sua gama. É 29 mm mais alta do que as Classe E Station “normais”, devendo-se 14 mm ao superior perfil dos pneus.

A Classe E All Terrain também se distingue pelo seu visual mais aventureiro, marcado pelas protecções do châssis à frente e atrás, pelas protecções da carroçaria em plástico preto aplicadas nos guarda-lamas e nas saias laterais (rematadas por uma aplicação cromada), pela grelha frontal de desenho específico, pelo pára-choques dianteiro de novo desenho com moldura inferior cromada, pelas jantes de 19” ou 20” de desenho exclusivo, e pelo pára-choques traseiro tripartido, com secção superior na cor da carroçaria, inferior em plástico preto e protecção inferior do châssis cromada. No habitáculo, e partindo do nível Avantagarde, a Classe E All-Terrain também conta com alguns apontamentos próprios: aplicações em alumínio-carbono, pedais desportivos em inox com aplicações em borracha, tapetes com a inscrição All-Terrain.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon