CompararComparando ...

BP23: herdeiro espiritual do McLaren F1 chega em 2019

Artigo
BP23: herdeiro espiritual do McLaren F1 chega em 2019

Lançado em 1992, ainda hoje o F1 é por muitos considerado como o melhor McLaren de sempre, entre os autorizados a circular na via pública, e como o melhor superdesportivo de todos os tempos. E nunca a marca de Woking estabeleceu qualquer comparação directa entre o mais emblemático dos seus modelos e qualquer outra sua criação posterior, por espectacular e radical que tenha sido. Até hoje…

E isto porque a McLaren acaba de anunciar o lançamento, em 2019, daquele que considera ser, pelo menos, o herdeiro “espiritual” do seu primeiro automóvel de estrada. Para já, apenas é identificado pelo código interno BP23, tendo aqui início o paralelismo com o F1: Bepsoke Project significa qualquer coisa como “Projecto Feito à Medida”, numa tradução livre; o número 2 significa que é o segundo de uma linhagem; e o número 3 alude à sua configuração de três lugares colocados lado a lado, o central destinado ao condutor, posicionado um pouco mais à frente do que os outros dois.

Para reforçar a analogia, a produção do BP23 também estará limitada aos mesmos 106 exemplares fabricados do F1, mas em diferentes proporções: aqui, todos se destinam a clientes “civis”, garantindo a McLaren não existirão outras variantes de carroçaria ou versões de corrida. Já do F1 foram vendidas 69 unidades destinadas à via pública e produzidas 37 unidades para competição (seis F1 LMS, três F1 GT e vinte oito F1 GTR).

Quanto ao preço, não há dados oficiais, mas estima-se cada exemplar custe qualquer coisa como 2,5 milhões de euros. Mas nem será isso que fará deste um automóvel inacessível para a esmagadora maioria do comum mortal, já que todos os BP23 a produzir têm já destinatário atribuído…

Definido como o primeiro “Hiper-GT” do mundo, o projecto BP23 foi entregue à MSO (McLaren Special Operations), a divisão da marca inglesa encarregue das suas criações mais extremas, anunciando-se como o mais luxuoso e requintado McLaren com matrículas de sempre. Não são ainda muitos mais os detalhes divulgados acerca do modelo, de que um esquisso numa perspectiva vista de cima deixa apenas perceber os contornos, a não ser que será integralmente construído em fibra de carbono, exibirá uma carroçaria de linhas muito fluídas e elegantes e contará com uma motorização híbrida.

Certo é, ainda, que este será um dos mais potentes, velozes e eficazes modelos da história da McLaren, apesar de ter sido idealizado também para poder cumprir viagens mais longas com elevados níveis de requinte e conforto. Levando ao extremo o conceito de personalização: cada futuro proprietário do BP23 trabalhará de perto com a MSO na criação da sua unidade, podendo escolher a cor exterior, os revestimentos e acabamentos interiores e outros pormenores, que farão de cada exemplar um automóvel absolutamente único. Obviamente, como o F1 e todos os outros McLaren, o “BP23” contará com portas de abertura vertical, pela primeira vez de acionamento eléctrico e com ancoragem no tejadilho.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon