CompararComparando ...

Euro NCAP testa Q2, Edge, Ioniq, Ignis e Tivoli com resultados mistos

Artigo
Euro NCAP testa Q2, Edge, Ioniq, Ignis e Tivoli com resultados mistos

Nova ronda de testes do Euro NCAP, que desta feita abrangeu Audi Q2, Ford Edge, Hyundai Ioniq, Suzuki Ignis e SSangYong Tivoli (ou XLV, como é comercializado em alguns países). Resultados, globalmente, de bom nível, mas, em dois dos casos, só quando equipados os modelos em questão com o opcional pacote de segurança, ao abrigo no novo sistema de avaliação dupla do consórcio: Suzuki Ignis e SsangYong Tivoli. Caso contrário, a respectiva classificação é apenas mediana.

O Q2 acabou por ser o que melhor classificação final obteve: com as mesmas cinco estrelas atribuídas ao Edge e ao Ioniq, conseguiu 93% na protecção dos passageiros adultos, 86% na protecção das crianças, 70% na protecção dos peões e 70% nos dispositivos destinados a auxiliar o condutor e aumentar a segurança. Já o Edge obteve 85% na protecção dos adultos, 76% na protecção das crianças, 67% na protecção dos peões e 89% nos dispositivos de segurança; enquanto que o Ioniq alcançou 91% na protecção dos adultos, 80% na protecção das crianças, 70% na protecção dos peões e 82% nos dispositivos de segurança.

Quanto ao Ignis, quando chegar a Portugal, e segundo o representante da Suzuki para o nosso mercado, apenas será proposto com o nível máximo de segurança, ou seja, com o tal pacote que noutras paragens poderá ser opcional. No teste agora realizado, mereceu não mais do que três estrelas na versão standard, passando a ser digno da classificação máxima de cinco estrelas quando dotado do opcional pacote de segurança (composto pelo sistema de travagem automática de emergência e pelo sistema de auxílio à manutenção na faixa de rodagem). Entre ambos existem diferenças na protecção conferida aos passageiros adultos (79% contra 87%), aos peões (67% contra 77%) e na avaliação dos dispositivos de segurança (25% contra 60%).

O Tivoli/XLV padece de semelhante condicionante, embora, até na versão dotado do pacote de segurança opcional (que só inclui travagem automática de emergência), não tenha ido além das quatro estrelas, ficando-se pelas três na versão de série. As discrepâncias estão na protecção dos adultos (74% contra 82%), na protecção dos peões (55% contra 65%) e nos dispositivos de segurança (25% contra 43%).

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon