CompararComparando ...

Rinspeed Oasis: citadino eléctrico, autónomo e com horta inspirado no Star Wars

Artigo
Rinspeed Oasis: citadino eléctrico, autónomo e com horta inspirado no Star Wars

Terá sido o famoso robot R2D2, da Guerra da Estrelas, o que serviu de inspiração a Frank Rinderknecht, fundador da Rinspeed, para criar o Oasis, um futurista citadino que é, também, o 23º protótipo da casa suíça. Eléctrico e autónomo, tem por missão enfrentar a selva urbana, para o que até conta com uma pequena horta removível sobre o tablier, sob o óculo dianteiro, ampla q.b. para plantar rabanetes, ou até bonsais.

Autor de alguns dos mais arrojados e invulgares projectos de automóveis das últimas décadas, o visionário suíço de 61 anos também apostou forte na compatibilidade, e os revestimento interiores são em pele e em tecidos sintéticos, pontificando, ainda, no habitáculo o piso em madeira (verdadeira), os suportes dos bancos em alumínio e as saídas de ventilação retrácteis. Não menos impressionante, a capacidade de o Oasis se manter ligado ao mundo: além de oferecer um assistente pessoal virtual (análogo à famosa Siri da Apple), está permanentemente ligado às redes sociais através da Internet, o que lhe permite, por outro lado, recorrer a um sistema de navegação com informação de trânsito (e outra) em tempo real, capaz de antecipar potenciais situações de congestionamento e, em função delas, alterar a rota para o destino, de forma a evitá-las.

Exemplo? A rota definida passa junto a um local de espectáculos onde se realiza um concerto de uma grande banda rock, daquelas que arrastam largos milhares de indefectíveis. Se o percurso implicar passar junto do local do concerto, à hora prevista para o respectivo terminus, o sistema de conectividade desenvolvido pela Harman, com base nessa informação, automaticamente traça um novo percurso que evite o mais do que previsível congestionamento.

E o melhor de tudo é que isto acontece esteja o condutor ao volante, ou quando o veículo circula em modo totalmente autónomo. Quando assim é, o volante desenvolvido pela ZF dobra-se, de modo a transformar-se num teclado ou numa mesa de trabalho, e o habitáculo passa a funcionar como escritório, fazendo já parte do software “base” do Oasis os programas Office e o Skype com tradução simultânea –o idioma a utilizar será escolhido pelo assistente pessoal, conhecedor das preferências de quem segue a bordo, condutor e passageiro.

Possível é, também, utilizado o Oasis de múltiplas formas, se assim o seu proprietário pretender. Inclusive lucrativas: quando não utilizado para uso particular, pode desempenhar serviços de carsharing, ou mesmo de entregas de encomendas ou de comida. Sendo o proprietário informado de todas as suas actividades em tempo real, mais uma vez, através das redes sociais.

Resta acrescentar que o sistema de infoentretenimento pode ser comandado através do toque, por voz ou por gestos; que o pára-brisas dianteiro também serve de ecrã para o sistema de realidade aumentada através de projecção holográfica por laser (o que dará novo significado ao conceito hoje conhecido como head-up display; que o multifuncional pára-brisas posterior projecta, ele próprio, as luzes exteriores traseiras do veículo e serve como ecrã táctil para, a partir do exterior, digitar o código de acesso à caixa multifunções, que pode ser utilizada para entregar ou levantar encomendas quando o veículo se encontra estacionado, ou para colocar um power bank capaz de aumentar a autonomia do Oasis sempre que necessário.

Segundo a Rinspeed, a motorizição chega para fazer mover, de forma limpa, um veículo assumidamente urbano: dois motores eléctricos integrados nas rodas, que, em conjunto com o sistema de vectorização de binário e um ângulo de direção muito específico (tudo desenvolvido pela ZF),  permitem que o Oasis praticamente rode sobre si próprio – ao melhor estilo do R2D2. A estreia mundial está marcada para o CES, que se realiza em Las Vegas, poucos dias depois o Oasis passará pelo Salão de Detroit, e depois, em Março, fará a sua estreia europeia no Salão de Genebra.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon