CompararComparando ...

VW I.D. Buzz antecipa “Pão de forma” eléctrico

Artigo
VW I.D. Buzz antecipa “Pão de forma” eléctrico

Quatro meses depois do I.D., mostrado no Salão de Paris, a nova gama de automóveis eléctricos da VW conhece um novo elemento: o I.D. Buzz, revelado no Salão de Detroit. Trata-se do protótipo de um monovolume que (propositadamente) faz recordar o eterno “Pão de forma”, havendo quem nele veja o modelo ideal para a Moia, utilizar no serviço que promete criar para concorrer com o oferecido por empresas como a Uber.

O I.D. Buzz é, também, o segundo modelo a recorrer à plataforma modular MEB para automóveis eléctricos do Grupo VW (aqui numa versão ampliada, de seu nome MEB XL), medindo 4942 mm de comprimento, 1976 mm de largura e 1963 mm de altura, com a distância entre eixos de 3300 mm a superar a da VW Transporter. Sob o piso, entre os eixos, para baixar o centro de gravidade e assegurar uma correcta repartição da massas, está situada a bateria, que garante uma autonomia de 600 km e pode ser recarregada por indução, recuperando 80% da autonomia em apenas meia hora num posto de carregamento a 150 kW.

Bateria que alimenta os dois motores eléctricos (um por cada eixo, cada qual com 204 cv) que asseguram a tracção integral e uma potência combinada de 374 cv – o que permite ao I.D. Buzz cumprir os 0-100 km/h em 5,0 segundos, estando a velocidade máxima limitada a 160 km/h. Para um conforto de marcha de referência, a suspensão dispõe de amortecimento activo de controlo electrónico.

O interior, a par da elevada comodidade, oferece um generoso espaço, ideal para o transporte de objectos mais volumosos, como bicicletas ou pranchas de surf ou snowboard, ou de um máximo de oito passageiros. Adicionalmente, todos os bancos são reguláveis, permitindo adoptar múltiplas configurações interiores, podendo os dianteiros rodar 180°, para que os respectivos ocupantes possam ficar de frente para os da segunda fila, mesmo em andamento.

Tal é possível porque o I.D. Buzz recorre já ao sistema de condução totalmente autónomo I.D. Pilot Mode, que tem lançamento comercial previsto para 2025. Com sensores de radar e ultrasónicos, lasers e câmaras de visão panorâmica, para o activar basta uma ligeira pressão no volante, que automática e instantaneamente recolhe, de forma a libertar mais espaço na zona dianteira do habitáculo.

A provar que o convencional posto de condução terá tendência a desaparecer está o sistema de realidade aumentada, que projecta a informação necessária à utilização do veículo diretamente no campo de visão do condutor, através do head-up display. Ao mesmo tempo, os sistemas de infoentretenimento e de climatização são controlados através de um tablet removível, enquanto que o volante multifunções dispensa os habituais braços e botões, que dão lugar a um touchpad capacitivo para comando de várias funções.

Quanto à chegada ao mercado deste possível monovolume eléctrico da “nova” VW, sendo certo que o primeiro modelo da “nova” VW, o compacto I.D., tem lançamento agendado para 2020, só depois desta data será possível adquirir este “Pão de forma” eléctrico de linhas deliciosas caso a sua produção em série venha a ser uma realidade.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon