CompararComparando ...

Novo BMW M5: 600 cv e tracção integral de série. Chega na Primavera

Artigo
Novo BMW M5: 600 cv e tracção integral de série. Chega na Primavera

É oficial: a BMW acaba de revelar ao mundo o novo M5, ou seja, aquela que é sexta geração de um modelo originalmente lançado em 1984, então recorrendo a um motor de seis cilindros em linha de 3,5 litros com 286 cv. Trinta e três anos depois, o candidato a berlina familiar mais desportiva do planeta monta sob o capot um 4.4-V8 com nada menos do que 600 cv, prometendo cumprir os 0-100 km/h em escassos 3,4 segundos, com os 200 km/h a serem alcançados 11,1 segundos após o arranque!

Ser a referência da sua classe em termos de comportamento dinâmico, mormente quando sujeito a uma utilização extrema, sem deixar de cumprir com as suas obrigações enquanto familiar, é, assumidamente, o grande objectivo da BMW com o novo M5. Que, para isso, conta, pela primeira vez na sua história, com um sistema de tracção integral, que a marca bávara garante ser decisivo para que possa ser utilizado nos limites em todos os tipos de piso, mesmo os de menor aderência.

Denominado M xDrive, conta com um software específico da divisão desportiva do construtor de Munique, que gere o funcionamento tanto da caixa de transferências, responsável tanto pelo binário que a caixa de transferências envia para o eixo dianteiro em função das necessidades do momento, como pela repartição do mesmo entre as rodas posteriores através do diferencial traseiro activo M. Quando se liga a ignição, o novo M5 arranca sempre com o sistema 4WD e o controlo de estabilidade DSC ligados; a partir daí, o condutor tem à sua disposição diversas opções que permitem adoptar diferentes configurações para estes (e outros) elementos mecânicos.

Mesmo no modo de condução mais conservador, a BMW garante que o novo M5 permite sempre alguma deriva de traseira, por só enviar binário para o eixo da frente quando absolutamente necessário, e o mais tarde possível, o mesmo acontecendo com a intervenção do DSC. Contudo, quem segue ao volante pode sempre inibir por completo o funcionamento do controlo de estabilidade, tanto nos modos 4WD e 4WD Sport, como no mais radical modo 2WD, em que o M5 passa a comportar-se como um puro tracção traseira.

Também ajustáveis pelo condutor são a suspensão com amortecimento variável e a assistência da direcção. Para reduzir o peso, os painéis laterais dianteiros da carroçaria e o capot são em alumínio, e o tejadilho em plástico reforçado com fibra de carbono. De série, o novo M5 monta jantes de 19”, com pneus de medida 275/40 na frente e 285/40 atrás, fazendo parte da lista de opcionais as jantes de 20” e os travões carbocerâmicos, que permitem reduzir em 23 kg o peso e as massas não suspensas.

Quanto ao motor, trata-se da derivação mais potente de sempre do conhecido 4.4-V8 TwinTurbo de injecção directa, agora com uma pressão máxima de 350 bar, capaz de disponibilizar 600 cv de forma constante entre as 5600-6700 rpm, e um binário máximo de 750 Nm (mais 70 Nm do que na anterior geração) disponível de forma constante entre as 1800-5600 rpm (!). A caixa é uma automática Steptronic de oito relações, a velocidade máxima está electronicamente limitada a 250 km/h, ou a 305 km/h para quem opte pelo célebre M Driver’s Package.

Disponível para encomenda a partir de Setembro, por 117 900 euros na Alemanha, o novo M5 começará a ser entregue aos seus primeiros clientes na Primavera do próximo ano. A par da versão “normal” será proposta uma edição especial de lançamento, limitada a 400 exemplares, com alguns elementos exclusivos, incluindo a pintura exterior vermelha escura da M Individual, por isso custando mais 19 500 euros.

 

 

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon