CompararComparando ...

Tesla e autoridades alemãs em litígio pelos subsídios

Artigo
Tesla e autoridades alemãs em litígio pelos subsídios

A autoridade federal alemã para os assuntos económicos e controlo das exportações (BAFA) decidiu remover o Tesla Model S da lista de automóveis elegíveis para receber os subsídios de incentivo à aquisição de veículos eléctricos – programa no valor de cerca de mil milhões de euros, criado o ano passado e parcialmente financiado pela própria indústria automóvel local. Segundo as regras do programa, que atribui um subsídio de 4000 euros à compra de veículos eléctricos novos, e de 3000 euros aos híbridos plug-in, um modelo terá de custar menos de 60 mil euros, sem extras, para poder ser abrangido pelo mesmo, algo que a BAFA afirma não acontecer com o topo de gama da marca da Palo Alto, por não ser possível aceder a uma unidade sem alguns opcionais que acabam por levar o seu preço para um valor superior ao limite estabelecido.

A informação é avançada pela agência Reuters, que adianta, ainda, que o fabricante norte-americano já se apressou a desmentir esta alegação. Segundo declaração veiculada pela Tesla: “Esta é uma acusação completamente falsa. Qualquer pessoa, na Alemanha, pode encomendar uma versão base do Tesla Model S sem o pack Comfort, e já entregámos esse tipo de automóvel aos clientes”. A casa californiana promete, ainda, investigar se a qualquer comprador de um seu modelo foi negada a versão desprovida de equipamento extra, e, em caso positivo, agir em conformidade.

Não obstante, a Tesla não deixa de alegar que o limite em causa foi inicialmente criado pelo governo de Berlim para excluir os seus modelos deste programa, tendo mais tarde sido alcançado um compromisso que permitia à Tesla vender um veículo na sua versão base apto a qualificar-se para o incentivo, que os compradores poderiam, posteriormente, actualizar e complementar à medida das suas preferências.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon