CompararComparando ...

Audi já aceita reservas para novo SUV eléctrico. Mas só em quatro países

Artigo
Audi já aceita reservas para novo SUV eléctrico. Mas só em quatro países

São quatro os mercados europeus em que a Audi já está a aceitar depósitos como pré-reserva para o e-tron quattro, o seu novo SUV de propulsão totalmente eléctrica, a lançar em 2019 e apontado como rival de modelos como o Tesla Model X ou o futuro Jaguar I-Pace. O primeiro automóvel totalmente eléctrico da marca dos quatro anéis, a posicionar (em termos de dimensões, por via dos seus 4,88 m de comprimento) entre os actuais Q5 e Q7, foi antecipado pelo protótipo e-tron quattro concept, revelado no Salão de Frankfurt de 2015, o qual anunciava uma autonomia superior a 500 quilómetros e recorria a um grupo motopropulsor com três motores eléctricos (um no eixo dianteiro, dois no eixo traseiro), capaz de oferecer 503 cv e 800 Nm, e de lhe permitir cumprir os 0-100 km/h em 4,6 segundos, para uma velocidade máxima de 210 km/h – argumentos que se espera sejam mantidos na sua versão de produção.

Agora, sabe-se que a Audi já terá recebido cerca de 5000 pré-encomendas para este modelo na Noruega, o maior mercado europeu de veículos eléctricos, onde os interessados podem fazer a sua reserva mediante um depósito de 20 mil coroas norueguesas (cerca de 2000 euros). Também na Suíça, Áustria e Bélgica (onde o e-tron será construído) os concessionários da casa de Ingolstadt estão a aceitar reservas para o modelo, cabendo a organização da Audi nos restantes países decidir quando deverão começar a aceitar as suas encomendas.

O e-tron quattro será o primeiro a chegar dos três modelos totalmente eléctricos que a Audi pretende lançar até 2020. O início da sua comercialização está agendado apenas para 2019, mas a revelação da sua versão definitiva ocorrerá em Bruxelas, já no final do próximo mês de Agosto. Também desenvolvido a partir da plataforma MLB, e igualmente produzido em Bruxelas, seguir-se-lhe-á, no final do próximo ano, a versão de produção do e-tron Sportback concept, mostrado na passada Primavera, no Salão de Xangai – anunciado com um GT de quatro portas, monta uma motorização eléctrica com 435 cv e promete uma autonomia também superior a 500 quilómetros. Em 2020 chegará, então, um compacto de propulsão eléctrica, que de uma forma simplista se poderá considerar como a interpretação da Audi do muito aguardado VW I.D. e, tal como este, assente na plataforma MEB.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon