CompararComparando ...

Porsche com futuro multifacetado. E plataforma para superdsportivos eléctricos na forja

Artigo
Porsche com futuro multifacetado. E plataforma para superdsportivos eléctricos na forja

A propósito da celebração do 70º aniversário do 356, o seu primeiro desportivo, Oliver Blume, CEO da Porsche, afirmou que o futuro da marca mais rentável do Grupo VW passará por uma estratégia tripartida em termos de motorizações: “Será uma tríade: híbridos plug-in, desportivos emocionantes com motores de combustão e veículos eléctricos desportivos”. Isto numa altura em que, depois de ter registado mais um recorde de vendas em 2017, a casa de Estugarda prepara-se para lançar a sua primeira proposta 100% eléctrica, o muito aguardado coupé Mission E, que tem chegada ao mercado agendada já para 2019, e em cujo êxito também se ancora o futuro da Porsche, segundo o mesmo responsável.

Ao mesmo tempo, crescem os rumores de que a Porsche terá sido encarregue de desenvolver uma nova plataforma modular, que também possa ser utilizada pela Audi e pela Lamborghini, de seu nome SPE e destinada a desportivos e superdesportivos de duas portas totalmente eléctricos. Modelos a lançar sempre depois de 2025, e entre os quais se poderão incluir, por exemplo, um substituto mais acessível do Audi R8 e-tron, assim como a versão de produção do protótipo Terzo Millennio, apresentado pela Lamborghini no passado mês de Novembro.

A confirmar-se esta possibilidade, esta será a terceira solução do género do Grupo VW propositadamente criada para automóveis 100% eléctricos – a que há a somar a plataforma J1, exclusiva da Porsche, e na qual assenta o Mission E. Por ordem cronológica, está previsto que comecem por chegar ao mercado, em 2020, os primeiros derivados da plataforma MEB (Modular Electrification Toolkit, a base dos modelos da família I.D. da VW, e que também servirá propostas análogas da Audi, Seat e Skoda), a que se seguirão os criados a partir da plataforma PPE (Premium Platform Electric), desenvolvida em conjunto pela Porsche e Audi, e que deverá ser utilizada por três famílias de modelos eléctricos.

Só depois serão lançadas as primeiras criações assentes na tal plataforma SPE. Que, a ser realidade, ainda não se sabe prevê a montagem de um motor por eixo, ou mesmo um terceiro motor para acelerações mais fulgurantes; e se será especificamente concebida para alojar baterias com elétrodos sólidos.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon