O primeiro “Flecha de Prata” faz 80 anos
[doptg id=”482″]
O primeiro “Flecha de Prata” da Mercedes, o W25 Silberpfeil, comemora 80 anos desde que fez o seu primeiro Grande Prémio.
Foi em 1934, ano em que foi estabelecido o peso de 750 quilos como única restrição ao desenvolvimento dos modelos de Fórmula 1.
Curiosamente, na véspera do seu primeiro Grande Prémio no circuito de Nürburgring, marcado para 3 de Junho de 1934, o W25 estava pintado de branco. No entanto, quando foi à balança ele pesava precisamente 751 quilos, ou seja, um quilo a mais do que o permitido. Segundo “reza a lenda”, o então director de equipa, o igualmente mítico Alfred Neubauer, mandou lixar toda a tinta, deixando o W25 apenas com a sua reluzente carroçaria em alumínio.
Nascia assim o primeiro “Flecha de Prata” que logo na primeira corrida, com Manfred von Brauchitsch ao volante, conseguiria a primeira vitória do construtor alemão na Fórmula 1.
O W25 Silberpfeil equipado com um motor de oito cilindros em linha, com 3.4 litros de cilindrada, continuaria a dominar ou a lutar pelos primeiros lugares nas corridas de Fórmula 1 nos cinco anos seguintes.
A Segunda Guerra Mundial viria a interromper o seu sucesso, mas logo após o final deste conflito global, a Mercedes regressaria às pistas, continuando a construir a história dos Flechas de Prata.