CompararComparando ...

Novo monovolume da Chrysler já rola… com a Europa fora do horizonte

Artigo
Novo monovolume da Chrysler já rola… com a Europa fora do horizonte

Nos EUA é garantido: o popular monovolume do grupo Chrysler vai continuar a sua bem sucedida carreira, e a prova está nas primeiras imagens captadas de um protótipo destinado ao seu desenvolvimento já apto a circular na via pública. Apesar da camuflagem ainda pesada, através de uma observação mais cuidada é possível identificar nesta unidade de testes elementos típicos de cada uma das marcas sob cujas chancelas o modelo tem sido vendido no mercado norte-americano: a grelha e as ópticas dianteiras da Chrysler (não deixando o formato do tejadilho de evocar o protótipo 700C, revelado no Salão de Detroit de 2012); o desenho dos farolins traseiros, o volante e a instrumentação mais característicos da Dodge. Portanto, fica no ar a questão se, na próxima geração, apenas subsistirá realmente a Chrysler Town&Country, ou também continuará a existir a Dodge Caravan (que muitos já davam como descontinuada, incluindo diversos responsáveis do grupo americano).

Do que não parecem restar dúvidas é que o modelo continuará a contar com portas traseiras de abertura lateral deslizante, as quais, tal como o portão traseiro, é possível venham a contar com um sistema de abertura automática através da passagem do pé sob um sensor, como já acontece com a bagageira de alguns modelos de outras marcas. Igualmente provável é a estreia, na futura Town&Country, de uma nova geração dos bancos Stow ‘N Go.

Um desafio peso para os engenheiros se, como tudo indica, a nova plataforma que servirá de base ao modelo, conhecida sob o nome de código “RU” (e que também será utilizada pelo futuro crossover da Dodge, destinado a substituir o Journey) contar com suspensão traseira independente. Novidades de peso poderão surgir também no domínio dos motores, já que, a par das habituais versões a gasolina, tudo aponta para que exista ainda uma inédita derivação híbrida plug-in, como prometido por Sergio Marchionne, capaz de registar um consumo homologado da ordem dos 3,0 l/100 km.

Opção Diesel é que não é crível venha a existir, dada a reduzida apetência do mercado norte-americano por este tipo de motorização, e a quase nula probabilidade de a Town&Country continuar a ser comercializada na Europa, mesmo sob a alçada da Lancia – o que, por seu turno, deverá significar o abandono da designação Voyager. Sendo já certo que a fábrica de Windsor encerrará durante treze semanas, a partir de Fevereiro próximo, para sofrer os ajustes necessários à produção do novo modelo, tudo aponta para que as primeiras unidades da nova Chrysler Town&Country sejam produzidas no final do Verão do próximo ano, de forma a que o respectivo lançamento comercial possa ocorrer no Outono.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon