CompararComparando ...

AC Cobra: mito renova-se com versão eléctrica de 340 cv

Artigo
AC Cobra: mito renova-se com versão eléctrica de 340 cv

Está de volta o AC Cobra, desportivo emblemático originalmente lançado em 1962, e a partir de agora disponibilizado em duas novas versões, a mais inovadora das quais a animada por um motor eléctrico. Denominado Cobra Series 1 electric, o roadster britânico será nesta inédita variante produzido numa série limitada a não mais do que 58 exemplares, número correspondente à idade do modelo, tendo por base o modelo original, e o seu châssis de longarinas e travessas, sendo em tudo idêntico a este visualmente, embora a carroçaria seja construída em materiais compósitos, o que ajuda a explicar o peso de conjunto inferior a 1250 kg.

A grande novidade é, pois, o motor eléctrico de 340 cv e 500 Nm (250 Nm contínuos), que lhe permite cumprir os 0-100 km/h em 6,7, sendo este alimentado por uma bateria com 54 kWh de capacidade, capaz de lhe garantir uma autonomia liminarmente superior a 400 km e podendo ser recarregada a 6 kW. Disponível a partir do último trimestre de 2020, o Cobra Series 1 electric tem um preço estimado antes de impostos, na origem, de 138 mil libras (cerca de 153 mil euros).

Ao mesmo tempo, o fabricante deu a conhecer uma segunda nova versão do seu carismático desportivo: o Cobra 140 Charter Edition, também ele produzido numa série limitada a 58 exemplares. Em tudo semelhante ao seu homólogo de propulsão exclusivamente eléctrica, deste se demarca por montar sob o capot um propulsor de 2,3 litros, aludindo a sua designação, justamente, à capacidade do motor em polegadas cúbicas, a unidade utilizada no sistema imperial.

Trata-se do quatro cilindros em linha a gasolina já utilizado pelo Ford Mustang, com cerca de 350 cv e 440 Nm, capaz de impulsionar um conjunto com cerca de 1100 kg de peso até aos 193 km/h de velocidade máxima, sendo os 0-100 km/h cumpridos em 6,0 segundos. Neste caso, o preço antes de impostos é de 85 mil libras (cerca de 95 mil euros).

 

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

6 + 5 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.