CompararComparando ...

Novos Audi e-tron S e e-tron S Sportback chegam no Outono

Artigo
Novos Audi e-tron S e e-tron S Sportback chegam no Outono

Já foram oficialmente revelados pela Audi os novos e-tron S e e-tron S Sportback, as versões mais dotadas do eléctrico da casa de Ingolstadt, esperadas no mercado no próximo Outono. Como a Absolute Motors oportunamente noticiou (saiba mais aqui), ambos recorrem a um grupo motopropulsor composto por três motores eléctricos: o instalado no eixo dianteiro é uma versão mais potente do montado no eixo traseiro do e-tron 55; enquanto que o eixo traseiro recorre a dois motores, versões modificadas daquele que anima o eixo dianteiro do mesko e-tron 55.

Com esta combinação, e-tron S e e-tron S Sportback conseguem disponibilizar um rendimento máximo de 503 cv e 973 Nm durante um período de oito segundos, anunciando uma aceleração 0-100 km/h cumprida em 4,5 segundos, estando a velocidade máxima limitada a 210 km/h. Já a bateria de iões de lítio, com 95 kwh de capacidade (capacidade útil de 91%, ou 86 kWh) é suficiente para garantir uma autonomia, segundo a norma WLTP, de até 360 km no e-tron S, e de até 365 km no e-tron S Sportback.

Para uma maior eficiência, os dois modelos funcionam, as mais das vezes, no modo de tracção apenas traseira, com o motor eléctrico dianteiro a entrar em acção quando o condutor solicita a máximo performance, ou as condições de aderência assim o exigem – funcionalidade assegurada pela tracção integral quattro com vectorização de binário. Para um maior prazer ao volante, quando se conduz com o controlo deestabilidade no modo Sport, e está seleccionado o modo de condução dynamic, a electrónica dos veículos opta por uma repartição do binário mais incidente sobre o eixo posterior, ao mesmo tempo que permite um elevado nível de deriva transversal, aumentando a agilidade e a emoção.

Ainda no capítulo da dinâmica, referência para a colocação da bateria de alta tensão num plano inferior ao dos motores eléctricos, para uma melhor repartição do peso, e um baixo centro de gravidade; para a direcção de desmultiplicação variável (tanto mais directa quanto maior for o ângulo do volante); e para a suspensão com afinação específica e amortecimento pneumático adaptativo, capaz de fazer variar a altura ao solo em até 76 mm. O utilizador tem à sua disposição sete modos de condução, e as jantes são, de série, de 20” (de 21” em opção; mais tarde, também de 22”).

Visualmente, e-tron S e e-tron S Sportback distinguem-se, entre outros, pelos pára-choques específicos, pelas tomadas de ar sobredimensionadas, pelo difusor traseiros de generosas dimensões, pelos guarda-lamas alargados em 23 mm e pelas caixas dos retrovisores em alumínio (os quais podem, opcionalmente, ser substituídos por câmaras, que enviam as imagens captadas para ecrã específicos existentes no habitáculo, contribuindo, também, para uma melhoria do desempenho aerodinâmico. No interior, menção para os bancos desportivos com regulações elétricas, para os revestimentos em pele e Alcantara e para as aplicações em alumínio.

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

12 + 4 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.