CompararComparando ...

Alfa Romeo Giulia 2.2 TD 190 cv Auto B-Tech

Artigo
Alfa Romeo Giulia 2.2 TD 190 cv Auto B-Tech

Visão geral
Marca:

Alfa Romeo

Modelo:

Giulia

Versão:

2.2 TD 190 cv Auto B-Tech

Ano lançamento:

2019

Segmento:

Familiares médios

Nº Portas:

4

Tracção:

Traseira

Motor:

2.2 Diesel

Pot. máx. (cv/rpm):

190/3500

Vel. máx. (km/h):

230

0-100 km/h (s):

6,9

Consumos (l/100 km):

5,0 (Combinado WLTP)

CO2 (g/km):

145 (Combinado WLTP)

PVP (€):

52 231/60 520

Gostámos

Comportamento dinâmico, Direcção rápida e precisa, Conforto, Design exterior e interior, Prestações, Consumos, Preço

A rever

ESP não desligável, Patilhas de comando da caixa no volante opcionais, Pormenores de construção

Nosso Rating
Rating Leitor
Para avaliar, registe-se ou inicie sessão
Qualidade geral
7.0
Interior
8.0
Segurança
8.0
Motor e prestações
9.0
Desempenho dinâmico
9.0
Consumos e emissões
8.0
Conforto
8.0
Equipamento
7.0
Garantias
8.0
Preço
8.0
Se tem pressa...

O Alfa Romeo Giulia 2.2 TD 190 cv Auto B-Tech é mais um exemplar da gama do familiar médio a que não é fácil resistir: desempenho dinâmico soberbo, prestações e consumos de bom nível, qualidade em progresso, amplo espaço para passageiros e bagagens e linhas arrebatadoras, atriboutos aqui complementados pela maior exclusividade sempre garantida por uma série especial, e por um preço bastante competitivo, sobretudo quando beneficiando da campanha que a marca transalpina tem em vigor no mercado português para este modelo

8.0
Nosso Rating
Rating Leitor
You have rated this
Velocidade máxima anunciada (km/h) 230
Acelerações (s)
0-100 km/h 7,7
0-400 m 15,7
0-1000 m 28,6
Recuperações 60-100 km/h (s)
Em D 4,2
Recuperações 80-120 km/h (s)
Em D 5,6
Distância de travagem (m)
100-0 km/h 38,3
Consumos (l/100 km)
Estrada (80-100 km/h) 4,8
Auto-estrada (120-140 km/h) 5,8
Cidade 8,6
Média ponderada (*) 6,98
Autonomia média ponderada (km) 745
(60% cidade+20% estrada+20% AE)
Medidas interiores (mm)
Largura à frente 1420
Largura atrás 1380
Comprimento à frente 1140
Comprimento atrás 795
Altura à frente 1000
Altura atrás 930
WordPress Tables Plugin

Na actual oferta da cada de Arese em Portugal, o Alfa Romeo Giulia 2.2 TD 190 cv Auto B-Tech aqui em ensaio posiciona-se logo abaixo da versão de topo, mas acaba por ser a mais dotada variante da família, entre as equipadas com este motor, uma vez que o nível Veloce apenas é proposto nas opções de tracção integral Q4, com os motores 2.0 turbodiesel de 210 cv, ou 2.8 turbo a gasolina de 280 cv. Trata-se, deste modo, de uma opção por demais interessante para quem pretende adquirir o familiar italiano numa configuração não excessivamente onerosa, com custos de utilização contidos, uma boa dotação de equipamento de série e a exclusividade sempre inerente a uma série especial.

Tal como acontece com o seu “primo” Stelvio (veja o ensaio ao modelo aqui), o Giulia 2.2 TD 190 cv Auto B-Tech (acrónimo de Black Tech) começa por diferenciar-se os seus parceiros de gama pelos elementos em preto na carroçaria que justificam a sua designação comercial. A saber: moldura da grelha frontal, caixas dos espelhos, molduras das janelas e emblema Giulia na tampa mala – a que se juntam as jantes polidas de 18” (na unidade testada substituídas por umas de 19”, com pneus mais largos atrás). De resto, mantêm-se intocadas as soberbas linhas exteriores, que garantem à berlina transalpina um apelo visual praticamente irresistível, e a diferenciam notoriamente de qualquer outra proposta existente no mercado neste segmento.

Os anos passam, mas continua a ser difícil resistir aos encantos das linhas do Alfa Romeo Giulia, uma proposta única na sua classe também neste particular

Os anos passam, mas continua a ser difícil resistir aos encantos das linhas do Alfa Romeo Giulia, uma proposta única na sua classe também neste particular

O interior, de uma forma geral, também exibe os principais atributos e defeitos conhecidos das restantes versões do Giulia. Ou seja, e no primeiro caso, uma qualidade geral em franco progresso face ao habitual na marca; a posição de condução quase perfeita; o volante com excelentes dimensões e pega; e a óptima habitabilidade em todos os lugares, com destaque para o amplo espaço disponibilizado para as pernas dos ocupantes do banco traseiro. Sendo o seu maior senão os perfectíveis pormenores de construção ditados por uma montagem menos perfeita, e por uma escolha de materiais que devia ser mais criteriosa, ao conjugar plásticos de apreciável qualidade com outros que não o são tanto, sendo o exemplo maior disso mesmo o utilizado no joystick que serve de comando da caixa de velocidades.

No habitáculo, os elementos que fazem a diferença na versão B-Tech do Giulia são os cómodos bancos parcialmente revestidos a pele, com secção central em tecido de efeito anti-deslizante, dotados de regulações eléctricas na frente (com três memórias de posição no caso do condutor); o sistema de infoentretenimento já com ecrã de grandes dimensões de 8,8”, com uma legibilidade bastante superior ao de 6,5” (ainda assim, mais pequeno do que os maiores da classe); o ecrã informativo a cores de 7” no painel de instrumentos; o botão de arranque do motor, colocado no volante, em preto. E ainda a inclusão, no equipamento de série, do cruise control adaptativo com travagem automática e dos faróis bi-Xénon.

O design interior é, pelo menos, tão cativante quanto as linhas da carroçaria

O design interior é, pelo menos, tão cativante quanto as linhas da carroçaria

De resto, o Giulia 2.2 TD 190 cv Auto B-Tech é aquilo que já se conhece, o que, neste caso, nada tem de criticável – bem pelo contrário. O motor turbodiesel de 2,2 litros exibe um funcionamento suave, ainda que não tão silencioso quanto o desejável em termos de ruído, o que é tanto mais evidente quanto mais elevado for o seu regime de funcionamento e a carga sobre o acelerador. Em compensação, o seu generoso rendimento (tendo ganho 10 cv face ao que oferecia quando do lançamento do Giulia) traduz-se numa resposta pronta e decidida num amplo leque de regimes, ou seja, numa operação progressiva e linear, que em muito contribui para um elevado agrado de utilização.

Para tal concorrem, também, quer a suave e rápida caixa automática de oito velocidades (pena que a Alfa Romeo teime em oferecer as patilhas no volante, para comando manual em sequência da mesma, apenas como opção – felizmente que as suas generosas dimensões as tornam fáceis de utilizar mesmo nas situações mais exigentes), quer as prestações por demais interessantes, que não condicionam a adopção de ritmos mais acelerados. Neste particular, bastará referir que os valores obtidos são apenas ligeiramente inferiores ao alcançados pela variante de tracção integral e 210 cv, com os 0-100 km/h a serem cumpridos em menos de oito segundos, o quilómetro de arranque em 28,6 segundos e as recuperações a alcançarem patamar igualmente meritório.

Não menos importante, os óptimos consumos que o Giulia 2.2 TD 190 cv Auto B-Tech permite alcançar em estrada e auto-estrada, em especial a velocidades minimamente estabilizadas e dentro dos limites legalmente estabelecidos, abaixo dos 5,0 l/100 km e dos 6,0 l/100 km, respectivamente. Em cidade, o registo também é convincente para um automóvel com estas características (8,6 l/100 km), sendo, porventura, ainda mais apelativo o facto de, até a ritmos mais intensos, a média tender a ficar na casa dos 10,5 l/100 km.

Estar ao volante do Giulia 2.2 TD 190 cv Auto B-Tech é uma tarefa deveras prazenteira, seja em que circunstâncias for

Estar ao volante do Giulia 2.2 TD 190 cv Auto B-Tech é uma tarefa deveras prazenteira, seja em que circunstâncias for

Usufruindo do châssis mais ágil e reactivo da classe, o Giulia 2.2 TD 190 cv Auto B-Tech brilha ao mais alto nível no capítulo do desempenho dinâmico, ganhando um adicional de estabilidade com as referidas jantes opcionais de 19”, revestidas por pneus traseiros mais largos do que os dianteiros. A direcção extraordinariamente directa e precisa compensa uma “brecagem” algo reduzida, sendo decisiva para uma rapidez, uma acutilância e uma precisão na inscrição em curva sem igual neste segmento, que torna a condução numa toada mais desportiva tão envolvente quanto viciante. A lamentar, apenas, que o imediatismo das reacções não possa ser totalmente aproveitado pelo extra de agilidade que o eixo traseiro vivo q.b. poderia oferecer aos mais virtuosos caso fosse possível desligar o controlo de estabilidade…

Ainda assim, tal não é suficiente para que estar ao volante do Giulia deixe de ser uma experiência por demais gratificante, não só pelo seu brilhantismo em traçados sinuosos, como pela sua grande estabilidade a alta velocidade, em recta como em curva, com o opcional sistema de travagem mais potente, identificado pelas pinças de vermelhas, a assegurar o grau de confiança sempre necessário quando se adopta uma condução mais empenhada, e a caixa a só trocar de mudança quando a isso instada pelo condutor quando se selecciona o seu modo de funcionamento manual e se escolhe o modo de condução Dynamic. E que não temam os carentes de uma utilização mais familiar: a suspensão evoluída e primorosamente afinada garante um grande nível de conforto, mesmo quando a qualidade do psio não é a melhor.

Pleno de atributos que é praticamente impossível não valorizar, e contando com a distinção e exclusividade adicionais sempre associadas a uma série especial, o Giulia 2.2 TD 190 cv Auto B-Tech é um familiar de médio porte a que é difícil ficar indiferente quando o objectivo é conjugar as exigências óbvias numa proposta deste género com um prazer de condução de nível superior. O equipamento de série, apesar de extenso, não deixa de apresentar algumas lacunas, especialmente quando comparado com o oferecido pelo Stelvio B-Tech (veja-se o lote de extras instalados na unidade testada, alguns dos quais bem podiam, e deviam, ser incluídos de série), mas esse é um óbice que o competitivo preço  de €52 231 de acaba por compensar, e mais ainda enquanto durar a campanha que a Alfa Romeo tem em vigor em Portugal para este modelo, e que atribui ao mesmo um desconto directo de €5000.

Motor
Tipo 4 cil. linha Diesel, longit., diant.
Cilindrada (cc) 2143
Diâmetro x curso (mm) 83,0×99,0
Taxa de compressão 15,5:1
Distribuição 2 v.e.c./16 válvulas
Potência máxima (cv/rpm) 190/3500
Binário máximo (Nm/rpm) 450/1750
Alimentação injecção directa common-rail
Sobrealimentação turbocompressor VTG+intercooler
Dimensões exteriores
Comprimento/largura/altura (mm) 4643/1860/1438
Distância entre eixos (mm) 2820
Largura de vias fte/trás (mm) 1560/1602
Jantes série (FR-TR) 8 Jx18" – 8 1/2Jx18"
Pneus série (FR-TR) 225/45 – 255/45
Jantes instaladas (FR-TR) 8 Jx19" – 8 1/2Jx19"
Pneus instalados (FR-TR) 225/40 – 255/35 (Pirelli P Zero)
Pesos e capacidades
Peso (kg) 1465
Relação peso/potência (kg/cv) 7,71
Capacidade da mala/depósito (l) 480/52
Transmissão
Tracção traseira
Caixa de velocidades auto de 8+m.a.
Direcção
Tipo cremalheira com assistência eléctrica variável
Diâmetro de viragem (m) 11,3
Travões
Dianteiros (ø mm série/instalados) Discos ventilados (305/330)
Traseiros (ø mm série/instalados) Discos ventilados (292/320)
Suspensões
Dianteira independente com triângulos sobrepostos
Traseira Multilink
Barra estabilizadora frente/trás sim/sim
Garantias
Garantia geral 5 anos sem limite de km
Garantia de pintura 3 anos
Garantia anti-corrosão 8 anos
Intervalos entre manutenções 20 000 km ou 12 meses
WordPress Tables Plugin

Airbag para condutor e passageiro (desligável)
Airbags laterais dianteiros
Airbags de cortina
Controlo electrónico de estabilidade
Cintos dianteiros com pré-tensores e limitadores de esforço
Fixações Isofix
Alerta de saída involuntária da faixa de rodagem
Sistema de travagem automática de emergência com alerta de colisão frontal
Cruise control adaptativo+limitador de velocidade
Selector de modos de condução DNA
Travão de estacionamento eléctrico
Ar condicionado automático bizona
Computador de bordo TFT a cores de 7″
Bancos em pele+tecido
Banco traseiro rebatível 60/40
Pack Power Seats (inclui: bancos dianteiros com regulação eléctrica e memórias para o condutor)
Volante multifunções em pele, regulável em altura+profundidade
Rádio DAB+leitor de mp3+ecrã táctil de 8,8″+8 altifalantes+tomada Aux
Mãos-livres Bluetooth
Direcção com assistência eléctrica variável
Vidros eléctricos FR/TR
Retrovisores exteriores eléctricos+aquecidos+rebatíveis electricamente
Retrovisor interior electrocromático
Sensores de luz/chuva
Sensores de estacionamento dianteiros+traseiros
Ópticas dianteiras bi-Xénon
Jantes de liga leve de 18″
Sistema de monitorização da pressão dos pneus

Pack Connected Navi (€1600 – inclui: sistema de infoentretenimento com navegação 3D conectada, ecrã de 8,6" e ligações Apple CarPlay e Android Auto)
Pack Climate Upgrade (€300 – inclui: sistema de controlo da qualidade do ar, porta-luvas refrigerado, pára-brisas atérmico, saídas de ventilação traseiras, tomada USB na secção traseira, tomada USB adicional)
Pack Convenience (€500 – inclui: puxadores das portas iluminados, acesso+arranque sem chave, compartimento de arrumação no banco do condutor, espelho de cortesia do condutor iluminado)
Pack Driver Assistance Plus (€900 – inclui: câmara de estacionamento traseira; sensores de estacionamento dianteiros+traseiros; retrovisores interior e exteriores electrocromáticos; assistente de máximos; sistema de monitorização do ângulo morto)
Patilhas de comando da caixa no volante (€350)
Vidros traseiros escurecidos (€400)
Pintura metalizada (€980)
Sistema de travagem com discos dianteiros ø330 mm e traseiros ø320 mm (€400)
Pinças de travão Brembo em alumínio vermelhas (€350)
Pneus run flat de medida 225/45 na frente e 255/40 atrás (€200)
Jantes em liga leve de 19" (€1000)

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon