CompararComparando ...

Aston Martin com mais dois hiperdesportivos de motor central

Artigo
Aston Martin com mais dois hiperdesportivos de motor central

Invejável dinâmica para a Aston Martin, que, de uma assentada, anunciou o lançamento de dois novos hiperdesportivos com motor central, antecipados pelos protótipos AM-RB 003 e Vanquish Vision Concept. Os dois juntando-se aos já conhecidos Valkyrie e Valkyrie AMR Pro, assim constituindo uma família de notáveis com atributos verdadeiramente invejáveis.

Para já, está assegurado que o desenvolvimento do AM-RB 003, tal como já havia sucedido com o Valkyrie, irá beneficiar do envolvimento da Red Bull Advanced Technologies, tanto em termos de design (bastante influenciado pelo do Valkyrie) como de engenharia. Não espantando, por isso, que a casa de Gaydon anuncie que o modelo integrará tecnologias provenientes directamente da Fórmula 1, já utilizadas, justamente, no Valkyrie.

Outro dado a reter é que o AM-RB 003, não obstante assumir algumas concessões destinadas a potenciar a sua vertente mais prática e a utilização na via pública, será um desportivo de eleição, de que apenas serão produzidos 500 exemplares para todo o mundo. Algo que está patente na sua sofisticação aerodinâmica, em boa parte partilhada com o Valkyrie, como o prova a secção frontal, o sobredimensionado difusor traseiro e o fundo plano capaz de gerar um substancial downforce, mas também beneficiando de tecnologia aeroespacial da próxima geração: de seu nome FlexFoil, destina-se a criar fluxos de ar variáveis em torno da asa traseira (para que a downforce possa ser alterada sem ter que ser altero o respectivo ângulo físico), foi desenvolvida pela FleSys e já foi validada pela NASA, sendo a Aston Martin a primeira marca a introduzi-la na indústria automóvel.

Atributo importante do AM-RB 003 é a dimensão do seu habitáculo, bastante mais amplo do que o do Valkyrie, e com um acesso substancialmente mais fácil, graças às portas de abertura em ângulo diedro. Novo é, também, o conceito a que obedeceu o desenvolvimento do interior: Apex Ergonomics de seu nome, assenta no alinhamento perfeito entre a linha central das costas do condutor, o volante e os pedais, sendo os restantes elementos cuidadosamente dispostos no habitáculo para ajudar a uma experiência decididamente focada no condutor.

Confirmado está, igualmente, que o AM-RB 003 será o primeiro modelo a receber a nova motorização V6 turbo híbrida da Aston Martin, montada em posição cenyral traseira e dotada do inovador circuito de óleo fechado, denominado Nexcel e estreado na competição com o Vulcan, que permite a mudança de óleo em menos de 90 segundos e a respectiva reutilização – sendo esta a sua primeira utilização num automóvel destinado à via pública. Enquanto descendente directo do Valkyrie, o modelo contará, de igual modo, com estrutura e carroçaria em fibra de carbono, aerodinâmica activa, suspensão pilotada e avançados sistemas electrónicos de assistência à condução.

Quanto ao Vanquish Vision Concept, além de recuperar um nome emblemático para a Aston Martin, assume uma aparência mais sedutora e menos técnica do que os seus irmãos de gama, assim como uma postura menos radical, que favoreça a sua utilização quotidiana, mas sem deixar de brilhar numa condução verdadeiramente desportiva. A animá-lo estará o novo V6 da marca britânica, que se estreará em configuração híbrida turbocomprimida no AM-RB 003, sendo o châssis construído em perfis de alumínio colados. E, para já, são estes os dados avançados pela Aston Martin relativamente ao primeiro hipderdesportivo de produção em grande série do seu historial.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

    Deixe uma resposta

    16 + 2 =

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.