CompararComparando ...

VW ID. Buggy: revivalismo eléctrico

Artigo
VW ID. Buggy: revivalismo eléctrico

Recuperando o conceito dos inesquecíveis bugies, criados nos anos de 1960 na Califórnia, com base no Carocha, a VW apresentou o protótipo ID. Buggy também como forma de dar mostras da versatilidade da sua nova plataforma modular MEB destinada a automóveis exclusivamente eléctricos. Uma solução que, entre vários outros, das restantes marcas do grupo, já serviu de base aos protótipos ID. (de que resultará o Neo de produção em série, a lançar ainda este ano), ID. Buzz (tido como o “pão de forma” do século XXI), ID. Crozz (SUV) e ID. Vizzion (berlina).

Com 4063 mm de comprimento, 1890 mm de largura, 1463 mm de altura e 2650 mm de distância entre eixos, o ID. Buggy conta com projecções bastante curtas e está, propositadamente, desprovido de portas e tejadilho, com a sua carroçaria autoportante em material compósito (composto por alumínio, aço e plástico) a poder ser separada da plataforma MEB graças ao seu design modular, o que deixa antever amplas oportunidades de personalização a eventuais preparadores. As jantes de 18” são revestidas por pneus BFGoddrich All Terrain T/A, de medida 255/55 na frente, e 285/65 atrás, sendo a altura ao solo de 240 mm.

O interior, propositadamente minimalista, é caracterizado pelo recurso a materiais à prova de água, pelos bancos integrais, pelo piso revestido por elementos anti-derrapantes, pelo volante multifunções hexagonal com comandos capacitivos e pelo painel de instrumentos digital. De série, o ID. Buggy é um puro bilugar, pese embora possa ser convertido para uma configuração do tipo 2+2.

A animar o eixo traseiro está um motor eléctrico com 204 cv e 320 Nm, capaz de permitir ao ID. Buggy cumprir os 0-100 km/h em 7,2 segundos (a velocidade máxima está electronicamente limitada a 160 km/h) – mas o veículo pode instalar um motor eléctrico destinado a locomover as rodas dianteiras e a garantir, assim, a tracção integral 4Motion. Integrada no piso está a bateria de iões de lítio do ID. Buggy, para o qual ainda não foram anunciados quaisquer planos de passagem à produção, embora também seja de reconhecer que, até agora, todos os protótipos da VW desenvovidos com base na plataforma MEB acabaram por ver confirmado o lançamento de uma sua versão de produção…

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

    Deixe uma resposta

    13 − 3 =

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.