CompararComparando ...

Audi AI:ME: utilitário eléctrico e autónomo em estreia em Xangai

Artigo
Audi AI:ME: utilitário eléctrico e autónomo em estreia em Xangai

O AI:ME, protótipo de um novo modelo utilitário, com propulsão eléctrica e condução autónoma de nível 4, é a grande novidade levada pela Audi ao Salão de Xangai deste ano. O objetivo é antecipar um veículo capaz de satisfazer as necessidades de locomoção e mobilidade nas mega-metrópoles do futuro.

Com 4,3 m de comprimento, 1,9 de largura, 1,52 m de altura e 2,77 m de distância entre eixos, o AI:ME assume a sua proximidade com o projecto Alcon, concept de um veículo autónomo capaz de cobrir longas distâncias, revelado em 2017. Outro dos seus atributos promete ser o amplo espaço habitável, digno de um modelo do segmento superior, em boa parte garantido pelo recurso a um motor eléctrico com 170 cv de potência, instalado sobre o eixo posterior, que ocupa pouco espaço e dispensa o túnel de transmissão.

Também a ter em conta, no interior, as múltiplas configurações que o banco traseiro pode adoptar, seja para albergar dois ocupantes ou para ampliar o espaço disponível para bagagens. Por outro lado, como a condução pode ser automatizada, volante, pedais e instrumentos estão recolhidos num compartimento de arrumação revestido a madeira de nogueira e poro aberto.

Um ecrã OLED tridimensional multifunções, montado sob o para-brisas, e a toda a extensão do mesmo, serve para os passageiros interagirem com o veículo através de tecnologia de detecção óptica. Óculos de realidade virtual estão disponíveis tanto para visualizar as mensagens enviadas pelo sistema de infoentretenimento, como para utilização da Internet, ver filmes a bordo ou jogar de modo interactivo.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

    Deixe uma resposta

    1 × 3 =

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.