CompararComparando ...

Novo Opel Corsa anuncia peso inferior a 1000 kg

Artigo
Novo Opel Corsa anuncia peso inferior a 1000 kg

Aproxima-se a passos largos o lançamento da novo Corsa, e a Opel faz, agora, saber que a sexta geração do seu utilitário, tal como já acontecera com os novos Astra e Insignia, tem no peso reduzido um dos seus principais trunfos, tendo em conta as implicações que tal acarreta em termos de eficiência de combustível e eficácia dinâmica. À venda ainda antes do final do ano, e disponível para encomenda a partir do Verão, o futuro Corsa tem por base uma nova plataforma desenvolvida para acolher motorizações a gasolina, Diesel e, inclusivamente, totalmente eléctricas, e promete não pesar mais, sem condutor, do que 980 kg na sua versão mais leve – ou seja, menos 108 kg, equivalente a uma redução de 10%, face ao que acontece com o modelo da actual geração, não obstante as respectivas dimensões exteriores serem equiparáveis.

Este feito foi alcançado graças a uma “cura de emagrecimento” de abarcou diversas áreas. Por exemplo, a estrutura da carroçaria, composta por aços de alta e ultraelevada rigidez, e diferentes soluções de ligação, é 40 kg mais leve do que a actual. O capot em alumínio assegura uma redução do peso de 2,4 kg, e os bancos são, no seu conjunto, 10 kg mais leves do que os actuais (5,5 kg os dianteiros, 4,5 kg o traseiro). Resta referir que as suspensões optimizadas e os motores de combustão interna em alumínio são outro fator determinante desta equação, com a unidade a gasolina de três cilindros a garantir, por si só, menos 15 kg de peso do que o actual quatro cilindros que terá por missão substituir.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

    Deixe uma resposta

    11 + 6 =

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.