CompararComparando ...

Audi Q8 TFSI e quattro: novo híbrido plug-in com dois níveis de potência

Artigo
Audi Q8 TFSI e quattro: novo híbrido plug-in com dois níveis de potência

Completa-se a gama do SUV de topo da Audi com a chegada do novo Q8 TFSI e quattro, a opção híbrida plug-in da família, naquela que é a sétima proposta animada por uma motorização deste género lançada pela marca dos quatro anéis desde meados de 2019, o que diz bem da sua aposta na electrificação da respectiva gama. O SUV coupé de luxo da marca de Ingolstadt estará muito em breve disponível para pré-encomenda em Portugal, sendo proposto em duas versões, cada qual com o seu nível de potência: Q8 55 TFSI e quattro (381 cv 600 Nm) e Q8 60 TFSI e quattro (462 cv e 700 Nm). Ambas têm velocidade máxima electronicamente limitada a 240 km/h, anunciando a primeira 5,8 segundos nos 0-100 km/h, e prometendo a mais potente cumprir o mesmo exercício em 5,4 segundos.

Comum às duas variantes é o motor a gasolina 3.0-V6 TFSI de 340 cv e 450 Nm, dotado de uma bomba de óleo eléctrica destinada a garantir a respectiva lubrificação mesmo quando este se encontra desligado, e somente o motor eléctrico faz mover veículo. Motor eléctrico esse que está integrado na caixa automática tiptronic de oito velocidades e pode oferecer até 136 cv, sendo alimentado por uma bateria de iões de lítio, instalada sob o piso da bagageira (que, não obstante, oferece uma capacidade que varia entre 505-1625 litros).

Mais compacta, e com mais 0,5 kWh, e menos 40 kg, do que a sua versão original, instalada no Q7 TFSI e quattro no início da respectiva comercialização (a partir de agora, o modelo também já faz uso desta mais recente evolução), a bateria com 17,8 kWh de capacidade garante uma autonomia máxima no modo totalmente eléctrico, disponível até aos 135 km/h, de 47 km no Q8 55 TFSI e quattro, e de 45 km no Q8 60 TFSI e quattro, podendo ser totalmente recarregada em 2h30m numa Wallbox, ou posto de público, a 7,4 kW.

As duas versões do Q8 TFSI e quattro arrancam sempre em modo totalmente eléctrico, embora também ofereçam o modo de funcionamento híbrido, com três modos de operação:  Auto, Hold e Charge (este último passa a ser disponibilizado também pelo Q7 TFSI e quattro). Por seu turno, o selector de modos de condução Audi drive select conta com nada menos do que sete perfis: comfort, efficiency, auto, dynamic, individual, offroad e allroad, este último disponível apenas nas versões com suspensão pneumática, incluída de série na variante de topo Q8 60 TFSI e quattro, e opcional no Q8 55 TFSI e quattro.

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon