CompararComparando ...

Audi revela aposta no Som 3D

Artigo
Audi revela aposta no Som 3D

Na pesquisa contínua por uma melhor experiência a bordo dos automóveis, a Audi acaba de anunciar que dará início em breve à produção de sistemas de áudio a três dimensões (3D), com a adição acústica de uma terceira dimensão que causa uma impressão acústica mais nítida e viva.

A mais recente tecnologia, o som 3D, irá fazer a sua estreia no Audi Q7 em 2015, surgindo como um componente do Advanced Sound System da Bang & Olufsen e também da Bose Surround Sound. Na sua essência é um complexo algoritmo que calcula os sinais de controlo para cada altifalante com rapidez e precisão. A Audi desenvolveu o sistema para a Bang & Olufsen em parceria com o Instituto Fraunhofer de circuitos Integrados, sedeado em Erlangen.

No primeiro estágio do processo, o software divide os dados para a fonte de música nos seus componentes espaciais. Tal acontece utilizando a informação espacial contida nos dados. Por exemplo, quando um artista está a cantar um tema, o piso, teto e paredes da sala de concertos refletem o som com diferentes lapsos de tempo. ‘Salta do chão’ em apenas alguns milésimos de segundo, mas só é reflectido por uma parede a 40 metros de distância depois de mais de 200 milésimos de segundo. Utilizando estas reflexões de som diferentes, o algoritmo pode calcular um modelo matemático de qualquer sala de gravação. É irrelevante se o sinal de áudio é gravado em mono, estéreo ou em 5.1 Surround Sound. O formato dos dados da música e sua fonte – como online streaming, rádio VHF ou CD – é igualmente irrelevante.

A segunda fase do processo envolve o reajuste dos parâmetros do som de modo a que o padrão no interior do carro corresponda à sala de gravação original, mercê de cálculos intensivos.

Mais de 20 altifalantes

No sistema Bang & Olufsen Advanced Sound, o processador de sinal digital transmite a energia através de 11 canais com um total de 23 altifalantes de tal forma que o som é igualmente preciso e harmonioso em todos os lugares. Quatro altifalantes instalados nos pilares A, cada um dos quais abastecido pelo seu próprio canal, havendo assim a correta separação de frequências, promovendo uma maior profundidade e sensação tridimensional do som, com a produção da altura espacial. Altifalantes recém-desenvolvidos, como um subwoofer maior (entre 200 milímetros e 250 milímetros, o equivalente a 9,8 polegadas) e um novo amplificador possuem agora uma potência de 1.920 watts e garantem um prazer auditivo do mais alto nível. O sistema Bose Surround Sound, que produz o som surround com 20 altifalantes, também dispõe de quatro altifalantes localizados mais acima para gerar a terceira dimensão.

Esta já não é a primeira vez que a marca germânica aposta forte no capítulo áudio: em 2005, surgiu o som ‘high-end’ no Audi A8 com o Bang & Olufsen Advanced Sound System. O som premium da prestigiada empresa dinamarquesa chegou à categoria dos compactos em 2012, quando equipou pela primeira vez a terceira geração Audi A3. Já este ano, o novo Audi TT deu adoptou a tecnologia Symphoria, software novamente desenvolvido em parceria com o Instituto Fraunhofer para o processamento e reprodução de sinais de áudio.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Junceiro