CompararComparando ...

Audi S5 TDI: agora com motor Diesel de 347 cv. À venda em Maio

Artigo
Audi S5 TDI: agora com motor Diesel de 347 cv. À venda em Maio

Pela primeira vez na história do modelo, o Audi S5 passa a ser disponibilizado com um motor a gasóleo. Uma opção, no mínimo, interessante, porque criada numa época em que não falta quem profetize a morte dos motores Diesel, e, para mais, oriunda de uma marca que, à semelhança da maioria das suas congéneres no Grupo VW, aposta (muito) forte na propulsão eléctrica como solução para o futuro.

Seja como for, j√° a partir de Maio, chegam ao mercado os S5 Coup√© TDI e S5 Sportback TDI. Ambos s√£o animados pela vers√£o mais poderosa do conhecido motor 3.0 TDI de seis cilindros em V, uma unidade do tipo mild hybrid, dotada de um sistema el√©ctrico de 48 Volt, com um alternador/motor de arranque integrado com refrigera√ß√£o liquida, capaz de recuperar at√© 8 kW e 60 Nm em desacelera√ß√£o e travagem ‚Äď energia, por sua vez, armazenada numa bateria de i√Ķes de l√≠tio com 0,5 kWh de capacidade, instalada sob o piso da bagageira.

Atributo determinante deste motor √©, ainda, o compressor el√©ctrico EPC, instalado junto ao intercooler, e que tem como miss√£o auxiliar o turbocompressor de geometria vari√°vel, com 3,4 bar de press√£o m√°xima de sobrealimenta√ß√£o, nos momentos em que a carga do motor, e o fluxo dos gases de escape, s√£o insuficientes para accionar a respectiva turbina. Com um compacto motor el√©ctrico integrado, com 7 kW de pot√™ncia, o EPC √© capaz de atingir 65¬†000 rpm em cerca de 300 mil√©simos de segundo, com o ar comprimido a ser diretamente enviado para a c√Ęmara de compress√£o, garantido ao motor uma resposta praticamente instant√Ęnea √†s solicita√ß√Ķes do acelerador.

Capaz de disponibilizar 347 cv de pot√™ncia e um bin√°rio m√°ximo de 700 Nm, constante entre as 2500-3100 rpm, este propulsor permite ao coup√© cumprir os 0-100 km/h em 4,8 segundos, e ao cinco portas efectuar o mesmo exerc√≠cio em 4,9 segundos, estando a velocidade m√°xima, como habitualmente, limitada a 250 km/h. O consumo combinado anunciado, esse, √© de n√£o mais do que 6,2 l/100 km para os dois modelos, equivalente a emiss√Ķes de CO2 de 161 g/km.

Nos novos S5 TDI, a transmissão da potência ao solo está a cargo de uma caixa automática tiptronic de oito velocidades e de um sistema de tracção integral permanente quattro com diferencial central autoblocante. Com uma repartição estática de 40:60 entre os eixos dianteiro e traseiro, pode disponibilizar até 70% do binário para o eixo dianteiro, e 85% para o eixo traseiro, podendo, ainda, dispor, em opção, do diferencial desportivo.

Tamb√©m opcionais s√£o o sistema de amortecimento activo, a direc√ß√£o din√Ęmica de rela√ß√£o vari√°vel e as jantes de 19‚ÄĚ e de 20‚ÄĚ, estas √ļltimas revestidas por pneus de medida 265/30 (de s√©rie, os novos S5 TDI montam jantes de 18‚ÄĚ com pneus 245/40). O sistema de travagem conta com discos ventilados dianteiros de 375 mm de di√Ęmetro, actuados por pin√ßas de seis pist√Ķes com log√≥tipo S pintadas de preto (vermelhas em op√ß√£o).

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
N√£o gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Coment√°rios
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

14 − 6 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.