CompararComparando ...

BMW Série 1 com novidades estéticas e gama de motores renovada

Artigo
BMW Série 1 com novidades estéticas e gama de motores renovada

A BMW prometeu novidades para hoje e cumpriu. O renovado Série 1 foi revelado esta manhã, trazendo consigo uma série de novidades estéticas mas também o motor de três cilindros, que surge como principal destaque a nível técnico.

Na frente, os farós, que sempre foram alvo de discórdia desde que esta geração do compacto germânico foi revelada, sofreram uma actualização, passando a ter um formato mais rectilínio com as já típicas luzes redondas a marcarem presença, associadas a luzes diurnas LED. A grelha também foi ligeiramente modificada, o mesmo sucedendo com o pára-choques. No fundo, mantém os traços do modelo que está à venda. Na secção traseira, também os faróis passam a ter disposição distinta, ganhando maior proximidade àqueles que são vistos noutros modelos da gama. A tecnologia de iluminação full-LED para os faróis dianteiros passa a estar disponível pela primeira vez, como opção.

Já o interior recebe novos comandos para os sistemas de áudio e de ar condicionado, novos tecidos para os bancos, novas superfícies para o tablier, combinando elementos cromados e pretos, e um novo volante M Sport.

Quanto aos motores, a grande novidade passa pela adopção de um motor a gasolina de 1.5 litros com três cilindros e 109 cv e de um bloco diesel que dará corpo à versão 116d e 116d EfficientDynamics com potência estabelecida os 116 cv. Essa última assume-se como o modelo mais eficiente da gama, com consumo médio de 3,4 l/100 km e 89 g/km de CO2, surgindo acoplado a caixa manual de seis velocidades. Como opção, é possível aquisição de caixa automática Steptronic de oito relações (de série nas versões 125d, 120d xDrive e M135i xDrive), a qual foi melhorada para oferecer mais eficiência e até um modo de actuação tendo por base informações recolhidas no sistema de navegação.

Já o motor a gasolina de três cilindros com tecnologia M Performance TwinPower Turbo com 109 cv, que dará corpo ao 116i, tem um consumo médio de 5,0 a 5,4 l/100 km e emissões de 116 a 126 g/km de CO2, devendo-se a variação desses valores às dimensões dos pneus utilizados.
As restantes motorizações da gama também foram ligeiramente renovadas, com três motores de 2.0 litros a gasolina (118i de 136 cv, 120i de 177 cv e 125i de 218 cv) e três 2.0 a gasóleo (118d de 150 cv, 120d de 190 cv e 125d de 224 cv). No topo da gama continua o M135i, embora também ele com novidades: passa a debitar mais 7 cv, passando a oferecer 326 cv para aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,1 segundos na versão com caixa manual (4,9 segundos com a caixa automática de oito velocidades). A variante de tracção integral xDrive, equipada com caixa automática, chega aos 100 km/h em apenas 4,7 segundos.

Mais equipamento e serviços

O leque de equipamento foi repensado, incluindo ar condicionado automático, sensor de luminosidade e um Rádio BMW Profissional com sistema iDrive associado a um novo ecrã de alta resolução com 6.5” (ou de 8.8” em opção). Também as funções do BMW ConnectedDrive foram ampliadas, incluindo agora de série a chamada de emergência inteligente e TeleServices graças à incorporação de um cartão SIM no automóvel. Como opcionais, a marca bávara apresenta regulação activa da velocidade com função Stop and go, assistente de estacionamento que, com 12 sensores, permite agora estacionar em paralelo e na perpendicular, avaliando continuamente os espaços disponíveis para depois, se encarregar do estacionamento.

O renovado BMW Série 1 chega no final deste ano, estando prevista a sua apresentação oficial no próximo Salão de Genebra.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Junceiro