CompararComparando ...

BMW Série 7 recebe seis cilindros Diesel mais potente do mundo

Artigo
BMW Série 7 recebe seis cilindros Diesel mais potente do mundo

A BMW acaba de anunciar a estreia no Série 7 do seu novo motor turbodiesel de 3,0 litros com quatro turbocompressores, anunciado como o seis cilindros a gasóleo mais potente do mercado, graças aos seus 400 cv de potência e 760 Nm de binário máximo. Não menos relevante, o facto de 450 Nm estarem disponíveis logo às 1000 rpm, e de o pico de binário se manter constante entre as 2000 rpm e as 3000 rpm.

Para este resultado concorrem várias soluções tecnológicas de vanguarda, como sejam a injecção common-rail com injectores piezoeléctricos e 2500 bar de pressão; o aumento da pressão máxima de combustão de 200 bar para 210 bar; os pistões construídos numa liga de alumínio e silicone – entre outros. Contudo, aquela que maiores atenções reunirá será, por certo, a adopção de um sistema de sobrealimentação com nada menos do que quatro turbocompressores.

Face ao seu antecessor com três turbos, este novo motor distingue-se por abdicar de um turbo de baixa pressão de grandes dimensões, em favor de dois turbos mais pequenos e de resposta mais rápida, continuando a sobrealimentação de alta pressão a ser garantida por dois compactos turbocompressores de geometria variável integrados. Na prática, os dois turbos de baixa pressão e um dos turbos de alta pressão estão sempre em funcionamento, entrando em acção o segundo turbo de alta pressão, por volta das 2500 rpm, em caso de aceleração forte no arranque – sendo todo o funcionamento do sistema gerido por um processador electrónico digital. Com tudo isto, e apesar do aumento do rendimento em 19 cv e 20 Nm, a nova unidade motriz reclama, ainda, uma redução dos consumos e das emissões da ordem dos 11%.

Para primeira aplicação do seu novo motor Diesel de quatro turbos, a marca de Munique escolheu o novo Série 7, nas versões de châssis “normal” e distância entre eixos longa, mas estando este exclusivamente acoplado ao sistema de tracção integral da BMW e à caixa automática Steptronic de oito velocidades. Segundo o construtor bávaro, o novo 750d xDrive está apto a cumprir os 0-100 km/h em 4,6 segundos e a alcançar os 250 km/h de velocidade máxima (electronicamente limitada), ao mesmo tempo que anuncia um consumo médio de 5,9 l/100 km e emissões de CO2 de 154 g/km. No caso do 750Ld xDrive, os valores passam a ser de 4,9 segundos, 250 km/h, 5,7 l/100 km e 149 g/km. Em qualquer dos casos, o lançamento comercial está prometido para o próximo mês de Julho.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon