DS E-Tense Performance: antevisão do desportivo eléctrico do futuro
Foi baptizado como DS E-Tense Performance o protótipo concebido pela marca de luxo do Grupo Stellantis para acelerar o desenvolvimento de tecnologias destinadas aos seus futuros modelos. A respectiva criação esteve a cargo da DS Performance, a divisão desportiva da DS Automobiles, na sequência da conquista dos títulos de equipas e de pilotos em duas temporadas consecutivas na Fórmula E, e é, justamente, no campeonato de monolugares eléctricos que têm origem algumas das soluções por si utilizadas.
Aliás, no desenvolvimento deste protótipo está já garantida a participação dos dois pilotos da equipa, António Félix da Costa e Jean-Eric Vergne, já a partir do mês de Fevereiro, para que o mesmo esteja concluído antes de terem início os testes em circuito e em estrada aberta. Mesmo que não esteja ainda confirmado que este verdadeiro laboratório sobre rodas venha a conhecer as linhas produção, ou sequer dê directamente origem a um modelo destinado ao grande público.
Esta transferência de tecnologia está patente, desde logo, no sistema de propulsão, já que é da Fórmula E que provêm os dois motores elétricos capaz de debitar uma potência combinada de 815 cv (340 cv o dianteiro, 475 cv o traseiro), para um um binário máximo de 8000 Nm. A respectiva capacidade de regeneração de energia é de 600 kW, e, pese embora o sistema de travagem seja convencional, composto por tradicionais com discos e pastilhas, somente o sistema de regeneração é utilizado na função de travagem.
A bateria, outro dos elementos fundamentais do DS E-Tense Performance, foi, igualmente, inspirada na Fórmula E. Desenvolvida em conjunto com a TotalEnergies, e com a sua subsidiária Saft, está montada em posição central traseira e alojada numa estrutura em material compósito de alumínio e carbono, projectada pela DS Performance; e conta com uma química inovadora e um sistema de arrefecimento imersivo para as células, por oposição à tecnologia actualmente utilizada neste domínio, graças a um conceito criado sob medida pela Quartz EV Fluid, que permite fases de aceleração e de regeneração de até 600 kW.
Com 4,72 m de comprimento, 2,08 m de largura e 1,29 m de altura, e dotado de uma estrutura monocoque em fibra de carbono, o DS E-Tense Performance serve para explorar novas soluções também ao nível do design. A secção frontal é marcada pela superfície que ocupa o espaço normalmente destinado à tradicional grelha, conceito já adoptado pelo protótipo DS Aero Sport Lounge, onde se combinam o logótipo da DS Automobiles com um efeito tridimensional, com uma sequência especial de boas-vindas. De ambos os lados existem novas luzes diurnas de formato esguio com 800 LED e uma ampla extensão de iluminação; no lugar dos faróis dianteiros surgem câmaras destinadas à recolhe de dados; e as jantes de 21” estreiam um perfil aerodinâmico com inserções exclusivas.
Também o habitáculo foi concebido com o intuito de recolher dados, está equipado com bancos do tipo baquet e um volante de monolugar da Fórmula E, mas não descura o conforto e a atenção ao detalhe, patentes, por exemplo, nas inserções especiais em couro preto, ou no sistema de som Focal de topo, composto pelos melhores componentes da reputada marca francesa de alta-fidelidade.
Por fim, saliente-se que o E-Tense Performance estará disponível como NFT (token não fungível), em duas séries distintas, desenvolvidas pela GOATi Entertainment. A série “100′ Series – 100% Electric”, composta por uma centena de exemplares, será vendida ao ritmo de um NFT por dia; seguindo-se um leilão de 50 dias para a aquisição da versão “100′ Series – 0-100kph in 2s”, limitada a não mais do que dois exemplares. Estes NFT estão disponíveis, e podem ser conduzidos, na plataforma Pavillion criada para o efeito (saiba mais aqui).