CompararComparando ...

Ford amplia gama do novo Mondeo

Artigo
Ford amplia gama do novo Mondeo

Atacando em força o mercado europeu, a Ford ampliou o número de combinações disponíveis para encomenda no novo Mondeo, anunciando o início de produção das versões equipadas com o motor 1.0 EcoBoost, mas também a chegada dos novos Diesel 2.0 TDCi de 210 cv, 1.5 TDCi e da tecnologia de tracção integral.

O novo Mondeo passa a oferecer, assim, 14 combinações de motorizações, dispersas por carroçarias de quatro e de cinco portas e, ainda, carrinha (station wagon). A gama de versões a gasolina começa, assim, com o motor 1.0 EcoBoost de 125 cv com caixa manual, seguindo-se depois o 1.5 EcoBoost de 160 cv com caixas automática e manual e o bloco 2.0 EcoBoost em duas variantes – 203 cv e 240 cv – sempre com caixa automática.

Já as opções Diesel começam com o 1.5 TDCi de 120 cv com caixa manual, prosseguindo com o 2.0 TDCi de 150 cv e de 180 cv, com caixas manual e automática (disponíveis com tracção integral AWD inteligente) e culminando no 2.0 TDCi de 210 cv com caixa automática. Há ainda que contar com uma versão híbrida a gasolina de 187 cv.

Estão igualmente disponíveis na gama Mondeo as versões ECOnetic de baixas emissões de CO2 e a nova versão topo de gama Vignale, associada a uma sofisticada experiência de propriedade, será lançada ainda este ano com o Ford Mondeo Vignale.

Motores evoluídos

A versão de 125 cv do motor Ford 1.0 EcoBoost possui uma calibração específica para o Mondeo que lhe confere consumos de 5.1 l/100 km e emissões de 119 g/km CO2. Já o novo motor 2.0 litros TDCi bi-turbo debita 210cv e 450 Nm de binário, com emissões de CO2 de 124 g/km e consumo combinado de 4.8 l/100 km. O novo motor é combinado com a caixa de velocidades automática Ford PowerShift de dupla embraiagem e permite uma aceleração dos 0-100 km/h em 7,9 segundos.

Quanto ao novo motor 1.5 TDCi de 120 cv, que substitui o 1.6 TDCi de 115 cv no mercado nacional, reduz as emissões de CO2 em 5 g/km para 104 g/km e permite consumos combinados de 4.0 l/100 km.

Os clientes do Mondeo podem agora optar pela tracção integral com o motor 2.0 TDCi de 150cv e caixa manual de seis velocidades, ou com o mesmo motor de 180 cv e caixa automática PowerShift de seis relações. O sistema de tracção integral inteligente da Ford avalia continuamente a aderência dos pneus ao piso a cada 16 milésimos de segundo e pode ajustar a entrega da potência individualmente às rodas em 100 milésimos de segundo.

Por seu turno, o Mondeo Hybrid trata-se do primeiro veículo híbrido eléctrico alguma vez fabricado pela Ford na Europa, estando disponível na versão de quatro portas. Usa dois motores eléctricos e uma bateria de iões de lítio de 1.4 kWh, combinado com um motor de 2.0 litros a gasolina para uma potência conjunta de 187 cv com consumo de 4,2 l/100 km e 99g/km de CO2. Este Mondeo pode viajar até aos 135 km/h em modo eléctrico

Tecnologia útil

As tecnologias avançadas da Ford também estão presentes, como a Assistência Activa ao Estacionamento com Estacionamento Perpendicular, que permite aos condutores detectarem espaços de dimensão adequada e encaminhar sem intervenção no volante o veículo para aqueles lugares, quer sejam em paralelo com a estrada ou lado a lado com outros veículos. O Mondeo estreia também a tecnologia de Assistência Pré-Colisão com Detecção de Peões, a qual pode detectar pessoas à sua frente ou nas imediações, ou que se possam cruzar no caminho do veículo. Se o sistema detectar uma potencial colisão aplica automaticamente os travões caso o condutor não responda aos avisos.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Junceiro