CompararComparando ...

Genesis GV80: primeiro SUV revelado em Seul

Artigo
Genesis GV80: primeiro SUV revelado em Seul

Foi em Seul que a Genesis lançou oficialmente o GV80, o primeiro SUV do seu historial, herdeiro directo do protótipo GV80, estreado no Salão de Nova Iorque de 2017. Um modelo que inclui, ainda, uma série de estreias para a jovem marca de luxo do Grupo Hyundai, como o motor turbodiesel de seis cilindros em V, a suspensão de amortecimento pilotado com tecnologia predictiva ou o sistema de cancelamento de ruído.

Visualmente, é notória, e propositada, a proximidade com as berlinas G70, G80 e G90, por forma a preservar a identidade visual da marca. Não significando isto que o modelo não possua elementos estilísticos muito próprios, merecendo destaque neste particular a sobredimensionada grelha frontal, ladeada por características ópticas de quatro lâmpadas.

No habitáculo, com três filas de bancos, e que a Genesis garante só recorrer a materiais macios e de superior qualidade, primeira nota para os bancos em pele com secção central com padrão diamantado, o mesmo utilizado na grelha do radiador, e para o ecrã bipartido de 14,5”, que serve de painel de instrumentos totalmente digital e de monitor do sistema de infoentretenimento – neste caso colocado no topo e ao centro do tablier. Já na consola central estão colocados o comando rotativo do tipo shift-by-wire da caixa de velocidades automática, assim como o touchpad que permite escrever com os dedos para inserir dados no sistema de infoentretenimento.

O sistema de navegação conta com tecnologia de realidade aumentada, por forma a utilizar instruções virtuais sobre imagens reais, captadas por um câmara montada na frente do veiculo, para ajudar o condutor a reconhecer as vias por onde circula. O GV780 proclama, também, fazer uso da primeira aplicação de tecnologia de redução activa de ruído da estrada (RANC) – através de um processador de sinal, gera ondas sonoras de fases opostas às provenientes dos ruídos de rolamento, aerodinâmicos ou do motor, entre outros, para incrementar se forma substantiva o agrado de vida a bordo.

Também em estreia mundial, o banco do condutor de movimento activo com sete células de ar, destinadas a reduzir a fadiga em viagens mais longas. Os bancos da segunda fila, com regulações eléctricas, prometem oferecer um nível de conforto digno de uma limousine, sendo possível dispor de bancos aquecidos e ventilados tanto para condutor e passageiro, como para a segunda fila de bancos.

Com uma carroçaria construída em aço de alta resistência estampado a quente, mas em que as portas, capot e portão traseiro são em alumínio, para reduzir o peso, o GV80 tem por base uma plataforma exclusiva, de tracção traseira. Nas versões equipadas com o opcional sistema de tracção integral marcarão ainda presença o diferencial traseiro autoblocante de controlo eletcrónico, assim como o sistema Multi-Terrain Control, destinado a optimizar a tracção em pisos de menor aderência, com os modos de funcionamento Areia, Lama e Neve.

No seu país natal, o luxuoso SUV da Genesis é lançado com um motor 3.0-V6 turbodiesel de 278 cv e 590 Nm, a que se seguirão, muito em breve, dois motores a gasolina turbocomprimidos. Por seu turbo, a suspensão com amortecimento activo recorre tanto à informação contida no sistema de navegação, como às câmaras e sensores dos sistemas avançados de auxílio à condução, para “ler” a estrada e, antecipadamente, ajustar o respetivo funcionamento às condições do terreno.

Qual é a sua reação?
Excelente
50%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
50%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

4 × 2 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.