CompararComparando ...

João Filipe com azar no Qatar

Artigo
João Filipe com azar no Qatar

Após ter participado no Campeonato do Mundo da UIM Classe 3-225, no ano de 2012, João Filipe Galvão foi convidado pelo Istambul Offshore Club e pela Işıklar para correr a edição de 2015 do campeonato que terá lugar no Qatar. Nesta competição, o piloto português representa Fujairah, um dos sete emirados que constituem os Emirados Árabes Unidos.

A primeira prova, integrada na Qatar Cup, e organizada pela Qatar Marine Sports Federation, teve lugar no início de Fevereiro. Infelizmente, devido a uma acidente na penúltima volta (capotou na curva), o piloto luso acabou em último lugar, pois, apesar de não ter terminado a corrida, já tinha realizado mais de 75% das voltas, o que garante a pontuação. Do acidente, além do aparato, não resultaram danos no casco, nem nos tripulantes.

A classe 225 retira o seu nome da motorização. as embarcações, com um casco de catamarã com 8 m, e um motor fora de bordo de 225 cv, dado o seu baixo peso e configuração do casco, são capazes de alcançar velocidades na ordem dos 70 nós (cerca de 130 km/h). A classe é igualmente a única a ter um sistema de airbag que permite que a embarcação, após um capotanço, retorne à sua posição original, bem como em caso de necessidade de garantir melhores condições de resgate da tripulação. O barco tem um piloto e um co-piloto (nesta corrida Yigit Çetin, da Turquia). O co-piloto é responsável pela monitorização do estado do motor e da aceleração.

A edição de 2015 da UIM Işıklar World Offshore 225 Championship conta com 9 equipas e pilotos de várias nacionalidades (Portugal, EUA, Itália, Turquia, Qatar e EAU, entre outras). A próxima prova está prevista para Março (13-14), estando outra já agendada para Abril (3-4). É ainda possível que venham a ser realizadas outras provas que estão actualmente em fase de negociação com os promotores locais.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
LX Sailing