CompararComparando ...

Kia HabaNiro: “multiusos” eléctrico revelado em Nova Iorque

Artigo
Kia HabaNiro: “multiusos” eléctrico revelado em Nova Iorque

A Kia está a cativar atenções no Salão de Nova Iorque, e boa parte do seu protagonismo é assegurado pelo HabaNiro, protótipo de um veículo eléctrico com tracção integral desenvolvido pelo centro de estilo que a marca coreana detém na Califórnia. O conceito antevê um veículo que integre um estilo ousado e diferenciador, capacidades para evoluir em diversos tipos de terreno e facilidade de utilização nas mais variadas condições. Segundo a Kia, o HabaNiro é uma espécie de automóvel “multiusos”, capaz de adaptar-se, com a mesma facilidade, a uma utilização quotidiana em ambiente urbano, a incursões pelo for de estrada e a viagens mais longas, e que pode funcionar, inclusivamente, como posto de trabalho.

As linhas exteriores são, no mínimo, invulgares, combinando painéis de carroçaria brancos com elementos prateados e outros vermelhos. A secção dianteira pretende evocar a cabeça de um tubarão, as jantes são de 20”, as protecções inferiores do châssis são em alumínio e todo o habitáculo é envolto por vidro em que são construídos o pára-brisas, os vidros laterais, o óculo traseiro e o tejadilho.

As quatro portas contam com abertura vertical, dando acesso a um interior para quatro passageiros, dominado pela cor vermelha e pela ausência de ecrãs ou botões ou alavancas de comandos, já que toda a interacção entre os ocupantes e o veículo é efectuada através de um head-up display a toda a largura do pára-brisas, e de um painel de instrumentos acrílico que funciona como um ecrã sensível ao toque. Por outro lado, como o HabaNiro conta já com condução autónoma de nível 5, quando a operar nesse modo, o volante e o painel de instrumentos avançam, para libertar mais espaço para os passageiros da frente.

Com 4430 mm de comprimento, 1955 mm de largura, 1600 mm de altura e uma distância entre eixos de 2830 mm, o HabaNiro conta com dois motores eléctricos (um por eixo, o que assegura a tracção integral), e uma bateria de última geração que lhe confere uma autonomia de cerca de 500 km.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

    Deixe uma resposta

    7 + 16 =

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.