CompararComparando ...

Kia Sportage 1.7 CRDi ISG TX Prime

Artigo
Kia Sportage 1.7 CRDi ISG TX Prime

Visão geral
Marca:

Kia

Modelo:

Sportage

Versão:

1.7 CRDi ISG TX Prime

Ano lançamento:

2014

Segmento:

SUV

Nº Portas:

5

Tracção:

Dianteira

Motor:

1.7 Diesel

Pot. máx. (cv/rpm):

115/4000

Vel. máx. (km/h):

173

0-100 km/h (s):

12,3

CO2 (g/km):

135

PVP (€):

32 250/33 200

Gostámos

Espaço, Equipamento de série, Posição de condução, Motor suave

A rever

Prestações algo modestas, Conforto abaixo do exigível, Preço acima da concorrência

Nosso Rating
Rating Leitor
Para avaliar, registe-se ou inicie sessão
Qualidade geral
7.0
Interior
7.0
Segurança
7.0
Motor e prestações
7.0
Desempenho dinâmico
6.0
Consumos e emissões
7.0
Conforto
6.0
Equipamento
8.0
Garantias
9.0
Preço
6.0
Se tem pressa...

O ano de 2014 trouxe um Kia Sportage renovado, ainda que as diferenças visuais sejam bastante subtis. Bastante mais importante é a presença na nova versão TX Prime, recheada de equipamento, mas que coloca o SUV coreano com um preço um pouco acima da concorrência.

7.0
Nosso Rating
Rating Leitor
You have rated this
WordPress Tables Plugin

 

Sendo o Kia mais vendido na Europa, o Sportage reveste-se de uma superior importância para a marca coreana e, por isso mesmo, era preciso retocar alguns pontos, aqui e acolá. Mesmo olhando com muita atenção para a carroçaria, apenas os fanáticos do SUV coreano conseguirão detectar as diferenças, que se limitam a uma nova grelha dianteira, a farolins traseiros em LED, a novos conjuntos de jantes, ou até mesmo a renovada antena. No fundo, o Sportage continua a ter uma imagem apelativa, a que não será alheio o facto de ser desenvolvido, e construído, na Europa.

Deste ângulo, não é nada fácil identificar as alterações do Sportage MY2014 face ao seu antecessor

Deste ângulo, não é nada fácil identificar as alterações do Sportage MY2014 face ao seu antecessor

No habitáculo, as diferenças são ainda mais ténues, limitando-se a novos materiais e revestimentos. Os materiais são, de facto, um pouco melhores, colocando o Sportage a um bom nível para o segmento, mas a montagem tem um nível de solidez perfectível, o que deixa aparecer sempre alguns ruídos parasitas. Sem alterações continua a boa posição de condução, que se ajusta facilmente a condutores de todas as estaturas e consegue um excelente compromisso entre a visibilidade para todos os ângulos e controlos de todos os comandos principais e secundários. Fulcral num SUV médio é o espaço disponível para ocupantes e bagagens e, aqui, o Sportage consegue uma nota bastante positiva, pois há desafogo para os cinco passageiros e os 564 litros de capacidade da bagageira colocam-no à frente das carrinhas do segmento dos pequenos familiares.

O interior do Sportage continua a pautar-se por uma mescla de bons materiais com outros de qualidade menos recomendável e, acima de tudo, por uma montagem que não está isenta de critícas

O interior do Sportage continua a pautar-se por uma mescla de bons materiais com outros de qualidade menos recomendável e, acima de tudo, por uma montagem que não está isenta de critícas

A Kia afirma ter procedido a alterações nos apoios da suspensão, mas a verdade é que o nível de conforto oferecido pelo SUV coreano não deixa grandes motivos de satisfação aos passageiros. Com molas e amortecedores de curso reduzido, há sempre uma firmeza excessiva quando se circula por pisos menos que perfeitos, pouco aceitável para um automóvel de vocação puramente familiar. Com isto, poderia esperar-se um comportamento dinâmico de referência, mas, na realidade, nada disso se verifica. Ao volante, o Sportage é muito envolvente, primando apenas pela facilidade e segurança, e nem a direcção, parametrizável em três modos, consegue alterar o que quer seja, até porque as diferenças entre eles reflectem apenas o grau de assistência da mesma.

Debaixo do capot continua a esconder o mesmo bloco 1.7 CRDi, mas que está um pouco mais refinado graças às alterações efectuadas na sub-estrutura dianteira e na transmissão. Associando estas modificações ao novo pára-brisas, consegue-se, de facto, um resultado bastante satisfatório na contenção do ruído e vibrações, fazendo do Kia Sportage um dos SUV médios mais refinados, até porque o motor é suave e redondo na sua utilização. Contudo, com uma potência de 115 cv e uma tara de 1415 kg, o que resulta numa relação peso/potência de 12,30 kg/cv, as prestações são bastante modestas. Só não são piores porque a pouco precisa caixa manual de seis velocidades tem um escalonamento curto, para favorecer em cidade, mas que limita a velocidade a 173 km/h, um valor baixo para o segmento em causa. Naturalmente, a frugalidade não é uma das qualidades do Sportage, quando rolamos a ritmos de auto-estrada. Já em cidade, fruto da presença do bom sistema stop/start, os consumos são notáveis.

O motor 1.7 CRDi é bastante suave na utilização, mas os seus parcos 115 cv não lidam da melhor forma com o elevado peso do conjunto

O motor 1.7 CRDi é bastante suave na utilização, mas os seus parcos 115 cv não lidam da melhor forma com o elevado peso do conjunto

A gama 2014 do Kia Sportage trouxe uma nova versão, que aqui ensaiamos, apelidada de TX Prime, sendo a mais equipada da gama. Por 32 250 euros, oferece sistema de navegação, camara de marcha-atrás, Bluetooth, estofos em pele e alcantara, e muitos itens mais habituais. Apesar da lista de equipamento recheada, não se pode considerar um valor muito apelativo, tendo em conta que o seu principal rival, o Nissan Qashqai, fica abaixo desse número, mesmo na muito mais expedita versão 1.6 dCi e oferece um recheio de equipamento bastante semelhante.

WordPress Tables Plugin

Airbag para condutor e passageiro (desligável)
Airbags laterais dianteiros
Airbags de cortina
Controlo electrónico de estabilidade
ABS com EBD e assistente de travagem
Assistente aos arranques em subida (HSA)
Cintos dianteiros com pré-tensores+limitadores de esforço
Fixações Isofix
Luzes diurnas em LED
Luzes direccionais
Sensor de pressão dos pneus
Ar condicionado automático com regulação independente
Computador de bordo
Cruise-control+limitador de velocidade
Banco rebatível 60/40
Estofos em pele e alcantara
Volante em pele regulável em altura+profundidade
Volante multifunções
Direcção com assistência eléctrica e três modos de funcionamento
Sistema multimédia com ecrã táctil de 7,2″, com leitor de MP3, entradas USB e Aux
Sistema de navegação
Mãos-livres Bluetooth com comandos de voz
Camara de marcha-atrás
Sistema de som Infinity com amplificador e subwoofer
Vidros traseiros escurecidos
Vidros eléctricos FR/TR
Retrovisores exteriores eléctricos e rebatíveis
Faróis de nevoeiro
Sensor de luz+chuva
Sensores traseiros de estacionamento
Jantes de liga leve de 17”
Barras de tejadilho

Tecto panorâmico (€950)

Qual é a sua reação?
Excelente
60%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
40%
Sobre o autor
zyrgon